Blender 3d - Rigging no homem biscoito
Agora vamos começar a usar o
Rigging do Blender em nosso biscoito. O processo que vamos usar agora é outro. Para começar, estando em edit mode, posicione o cursor no início do púbis do boneco, volte para objet mode e adicione um Armature. Veja abaixo.
Clique no botão
X-Ray da janela Armature para visualizar o osso e posicione-o de forma que ele esteja com sua ponta (Tip) em cima de uma das linhas da malha. Faça extrusões necessárias até posicionar o último no topo da cabeça. Verifique se os Bones estão todos centralizados dentro do boneco.
Continuando, faça a extrusão dos ossos a partir do meio do peito para a esquerda e para a direita. Continue observando o posicionamento e a centralização dos ossos.
Agora é a vez das pernas receberem seus ossos. A partir do púbis, faça estrusões como na imagem abaixo. Pronto. Nosso biscoito está com seu Armature e pronto para ser animado.
Entre em objet mode e segurando a tecla
Shift, selecione primeiro o boneco e depois o Armature. Depois disso tecle
Ctrl + P. Com isso vai aparecer uma janela
Make Parent To. Clique em
Armature.
Uma outra janela se abrirá:
Create Vertex Groups. Escolha
Create From Bone Heat.
Prontinho. Nosso biscoito já pode ser movimentado. Selecione o Armature e entre em
Pose mode. Para entrar em Pose mode é só teclar
Ctrl + Tab depois que já estiver em modo de objeto. Tente mover os ossos com os comandos
G e R.
Crie poses em seu biscoito. Estude todas as possibilidades possíveis. Com o que você tem aprendido, possivelmente já poderá criar algumas animações com esse boneco. Porém existe muito que aprender e entraremos mais a fundo nas próximas lições.
Como criar animações
3d com o software Blender 3d
Você
pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites,
através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades
diversas.
Mas se você quer tudo reunido em
um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual
Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você
precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.
|