VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Começando do zero

Blender 3d - Começando do zero

Vamos treinar um pouco. Coloque o cubo inicial em edit mode, visão frontal, e selecione apenas um vértice.

Blender 3d - Começando do zero

Agora tecle em W e escolha Select Swap.

Blender 3d - Começando do zero

Você verá que os vértices inverteram a seleção. Agora o vértice que você havia selecionado é o único desceleciona. Isso é muito útil em alguns tipos de modelagem.

Blender 3d - Começando do zero

Tecle em X ou Delete para deletar os vértices que foram selecionados. Depois faça três Extruzões(E) como se estivesse formando um quadrado. Veja abaixo.

Blender 3d - Começando do zero

Agora selecione todos os vértices com A e tecle na letra F para fechar o plano. Todas as vezes que você tiver 3 ou 4 vértices selecionados e teclar em F, a malha vai fechar. Lembre-se disso.

Blender 3d - Começando do zero

Volte a ter somente um vértice e faça Extruzões com no imagem abaixo.

Blender 3d - Começando do zero

Agora entre em visão superior e faça uma outra Extruzão. Escolha Only Edges e tecle em Y para que a estruzão ande no eixo especificado.

Blender 3d - Começando do zero

Depois disso volte para a visão frontal, selecione todos os vértices e faça outra Extruzão um pouco para baixo como na imagem.

Blender 3d - Começando do zero

Vamos acertar os cantos selecionado e movendo os vértices para que fiquem paralelos. Acerte os cantos de baixo também.

Blender 3d - Começando do zero

Vamos ver nosso trabalho em objet mode. Aqui cabe um subsurf com 2 e um Set Smoot para que a peça fique liza.

Blender 3d - Começando do zero

Os cantos iram se arredondar. Podemos deixar assim mesmo. Vamos criar os pés dessa espreguiçadeira. Para isso adicione um cilindro e trabalhando com a tecla S, posicione-o como na imagem abaixo. 

Blender 3d - Começando do zero

Para virarmos o cano vamos proceder da seguinte forma: Em edit mode, selecione o único vértice que está na direção da curva que queremos fazer e teclando em Shift + S e abrindo o menu Snap, escolha a opção Cursor->Selection. Neste momento o cursor 3d vai se posicionar em cima desse vértice.

Blender 3d - Começando do zero

Vamos usar agora a ferramenta Spin. Para isso você precisa estar em visão frontal, em edit mode e com os vértices de cima selecionados. Veja se o Spin está com 90 graus e se estiver e só clicar nele. Pronto. Temos a curva.

Blender 3d - Começando do zero

Agora é só Extrudar para tráz mais ou menos como na imagem, e repetir o procedimento anterior para girar o cano para baixo. Faça outra extruzão para baixo, selecione todos os vértices e duplique (Shift + D + Esc) este cano para posiciona-lo do outro lado da espreguiçadeira.

Blender 3d - Começando do zero

Nosso trabalho deverá ficar mais ou menos assim. 

Blender 3d - Começando do zero

Coloque agora um plano para o piso, de a ele uma cor qualquer e configure seu material da seguinte forma:
 
Ray Mirror ---0.30
Fresnel---1.50
Fac---1.50
Gloss---0.850

Para o braço vamos configurar o material em:
 
Ref---0.8
Spec---1.3
Hard---511
Ray Mirror---0.85
Frenel---1.40

Para a espreguiçadeira coloque apenas uma cor sem mexer nas configurações. Ve ja nosso trabalho pronto.
 
Blender 3d - Começando do zero


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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