VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Fluidos

Blender 3d - Fluidos

Esta ferramenta serve para criar simulações que envolvam líquidos. Bom lembrar que algumas simulações são bem pesadas, consumindo grande quantidade dos recursos de processamento do sistema.

Especialmente as que lidam com grande quantidade de líquidos. Para começar, temos que ter alguns objetos em cena. Estes objetos podem ser classificados em:

Domain---Local onde ocorrerá a animação propriamente dita. É uma espécie de pote ou frasco onde é colocado o líquido.

Fluid---É o líquido que será animado dentro do frasco(Domain).

Obstacle---Podem ser vários objetos que, estando dentro do Domain, servem como obstaculos para o fluido. Vamos começar com uma animação de fluidos simples. Pegue o cubo inicial e duplique-o. Em visão lateral e edit mode, selecione os vértices de alguma face lateral e puche-a formando um retângulo como na imagem abaixo.

Blender 3d - Fluidos
Agora volte para objet mode, vá para o painel Objet(F7) e entre em Physics Buttons. Na janela Fluid clique em Fluid e você verá um menu de opções como abaixo. Veja as três opções para os objetos: Domain, Fluid e Obstacle.

Blender 3d - Fluidos
Temos ainda: Inflow---Serve para lançar os líquidos em jatos, como uma torneira. Outflow---Absorve o fluido da cena, como um ralo. Particle---Lança o líquido como um spray. Selecione o cubo e clique em Domain. Você acaba de definir que o cubo será o frasco onde a animação ocorrerá. Veja que seabriram outras opções. Vamos a elas.

Blender 3d - Fluidos
Resolution: É a resolução da simulação. É uma das partes mais importantes das configurações. Por padrão ela já está em 50. Quanto maior o valor, melhor é a qualidade da simulação e ao mesmo tempo ela ficará mais pesada.

Prev-Res: É uma prévia na 3d view. O ideal é que continue em 25.

Start/End: Essas opções definem em qual frame a simulação começará e terminará.

Disp.-Qual.: Qualidade da prévia na 3d view e da finalização.

Reverse: Quando ativado provoca uma simulação em ordem inversa.

Path.: Pasta de saida.

Advanced domain options: Para acessar estas opções basta clicar em Ad.

Aqui nós temos:

Gravity---Aqui você regula a gravidade que, por padrão, já está regulada apenas no eixo Z, mas mudando os valores você pode alterar o ponto de gravidade. Realworld-size---É o tamanho do mundo. Essa opção é usada para definir o tamanho da coisas em relação a simulação propriamente dita. Compressibility---Aqui você pode reduzir o tempo de calculo da simulação, mas com isso você perde na qualidade.

Boundary domain options: Para acessar estas opções basta clicar em Bn. Aqui nós temos: Noslip/Part/Free---O Noslip faz com que o fluido se relacione com o Domain. O Part faz o mesmo com menos intensidade. Em torno de 50%. O Free faz com que o Fuido não se relacione com o Domain. Está relação está intrisicamente ligada ao grudar ou desgrudar, como uma espécie de cola. 

Vamos deixar todas as opções como estão. Selecione o retângulo e entre em Fluid escolhendo a opção Fluid. Com isso, o retângulo será o nosso líquido. Veja as opções:

Blender 3d - Fluidos
Volume: Escolhendo esta opção o Blender irá inicializar a parte interior do objeto como um fluido, ou seja, não será oca.

Shell: O fluido irá inicializar como uma fina camada com o interior oco, como se uma bolha de ar estivesse dentro da malha.

Both: Esta opção combina o Volume e o Shell.

Initial velocity: Esta opção modifica a velocidade inicial nos eixos X,Y,Z. Esta força empurrará o fluido quando a animação começar.

Tendo selecionados os objetos que serão o Domain e o Fluido, já podemos iniciar a simulação. Para isso selecione o cubo e entrando em Domain clique em BAKE. Veja o que acontece com a simulação de fluidos sem nenhuma configuração. Aqui você vê o início da animação.

Blender 3d - Fluidos
Aqui você vê uma parte intermediária desta mesma animação.

Blender 3d - Fluidos
Colocando um obstáculo. Selecione o cubo e duplique-o novamente. Diminua o tamanho com S e posicione-o dentro do Domain como na imagem abaixo.

Blender 3d - Fluidos
Depois com esse cubo menor selecionado, entre em Fuid e clique em Obstacle. Pronto. Agora temos um obstaculo para o fluido. Veja a faze inicial da simulação.

Blender 3d - Fluidos
Aqui uma faze intermediária da simulação.

Blender 3d - Fluidos
Observações importantes:

1-Devemos tomar muito cuidado com as simulações de Fluidos devido ao seu alto grau de peso.

2-Podemos adicionar subsurf ao fluido, porém ele ficará mais pesado.

3-É possível adicionar materiais e texturas ao fluido, sempre contribuindo para um maior peso.

4-É possível que a simulação de fluidos gere uma quantidade de frames compactados na pasta de saida. Esteja sempre atento para deletar esses arquivos quando não forem mais necessários.

5-Faça vários testes, mas não se esqueça dessas observações.



Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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