VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
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Apresentação Blender 2.57

Apresentação Blender 2.57

Quando se fala em Open Source e suite para desenvolvimento de conteúdos 3D o nome mais sonante é o Blender, principalmente agora com o novo programa. Com isso estamos iniciando uma nova fase no curso Blender 3d, onde, praticamente deveremos começar do zero.

Por que começar do zero? A resposta é simples. O Blender mudou. Mudou para melhor, com certeza, mas deixou alguns vestígios para trás no antigo mas ao mesmo tempo atual Blender 2.49b. O Blender não é um programa fácil de aprender e devido à complexidade do tema, não é possível cobrir tudo. Este curso foi concebido para ajudar a todos com o básico de animação por computador utilizando o Blender.

O assunto tratado neste curso é destinada a remover parte da frustração do processo de aprendizagem. Este curso é uma tentativa de remover um pouco a dor e aliviar as frustração, estabelecendo os princípios básicos para uma perfeita compreensão do programa.

Novatos: Se você nunca teve contato com o Blender 3d, meus parabéns, pois esse curso irá direciona-lo para um novo programa com muitas vantagens. E a principal vantagem é que você não estará contaminado com os vícios do programa antigo. São teclas de atalho, interface, scripts e várias outras configurações novas que vão facilitar o seu aprendizado.

Experientes: Por outro lado, se você já é um utilizador do Blender, prepare-se para mudar um pouco, mas por enquanto, não descarte o Blender 2.49b, que prova ser muito útil ainda. Eu, particularmente prefiro trabalhar com as duas versões. Cada uma tem a sua vantagem.

 
OBS.:Muitas partes desse curso estaram adotando ensinamentos relacionados ao Blender 2.49b pois algumas configurações e teclas de atalho não mudaram.

Veja abaixo a nova interface do Blender, bem diferente da versão 2.49b. Foi totalmente remodelada e está muito mais amigável para usuários iniciantes, que tem um susto muito menor ao ter contato com o Blender pela primeira vez. Inclui um novo conjunto de ícones e uma nova área de trabalho. A nível de modelagem foram também realizadas algumas atualizações a nível das ferramentas disponibilizadas (ex. Sculp e Multi-resolution, Paint Brushes, etc), e está agora disponível o Solidify Modifier, uma nova ferramenta de modelação.

  Apresentação Blender 2.57
Este curso não pretende ser exaustivo, e ainda foi escrito de forma muito simplificado. Se você está querendo aprender modelagem 3D, animação, jogos o produção de filmes, este curso irá ajuda-lo a começar na área onde você quer ir.

Versões: A versão oficial estável do Blender foi a muito tempo 2.49b, mas acabou sendo substituído pela versão 2.5. Depois disso vieram as versões Alpha Blender 2.5 2, beta 2,53 e 2,54, em seguida, beta 2.5 e assim por diante até chegarmos na versão 2.57 estável que é a versão que estudaremos a partir de agora. Milhares de correções foram feitas desde a última versão estável, e mais de 450 correções foram feitas desde 2.56a beta.

A integração foi melhorada. Partículas de fluido, solidificar, parafuso modificadores, um processador de rede, um mecanismo de renderização API, um console Python, e BVH exportação de captura de movimentos foram adicionados.

Se você estiver familiarizado com o Autodesk Maya, Autodesk 3ds Max, Newtek Lightwave, ou outros aplicativos de modelagem 3D / animação, você terá uma ideia de como é o Blender. Se não, não se preocupe, pois tentaremos lhe dar todas as informações possíveis para que você possa estar criando tudo que precisa em termos de 3d.

Lembrando que as versões posteriores ao 2.57 serão praticamente idênticas, portanto, nossas aulas não mudarão muito.
 
Muito obrigado por você estar conosco. 

Atalhos para decorar 2.57 Shift+A---Abre o menu adicionar. G---Move os objetos. R---Gira os objetos. S---Dimenciona os objetos. N---Painel de propriedades. T---Painel de ferramentas. Alt+G---Redefine o local para o centro global. Alt+R---Redefine a rotação. Alt+S---Restaura a escala para o tamanho original. A---Seleciona todos os objetos. Shift+LMB---Seleciona vários objetos. X---Elimina objeto selecionado. Shift+D---Duplica objeto selecionado.

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Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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3 comentários:

  1. Quanto essa lista de atalhos aí em cima, eu acho muito importante informar, relembrar, ou mesmo reafirmar que os comando Undo são CTRL + Z para desfazer as ultimas ações e Ctrl + Shift + Z para refazê-las

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  2. Fechar com x é foda heim!!!!!!

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  3. Todos os fechar dos Popups são com x.
    Parabéns, você foi o primeiro a descobrir.

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