VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Especial Teclas de Atalho

Especial Teclas de Atalho

Hoje vamos mostrar a quantidade de teclas de atalho que o Blender 3d possui.

Vocês que ainda não conhecem muito bem o Blender 3d, poderão de surpreender com as teclas usadas pelo programa. Realmente para se trabalhar com o Blender 3d é preciso uma mão no mouse e outra no teclado.
Teclas de atalho

A------------------------------------------Selecionar tudo / "selecionar" nada. Shift + A--------------------------------Adicionar menu. CTRL + Shift + A----------------------Make Dupliverts Real. B-------Edit------------------------------Seleção "caixa". Shift + B---------------------------------Zoom "caixa". Alt + B-----------------------------------Isola a visão para a "caixa" selecionada. C-------------------------------------------Seleção "circular" (peças). C------Edit-------------------------------Fechar / Abrir uma curva (Curvas). Shift + C---------------------------------Coloca o curso 3D na origem. Alt + C----Objet-------------------------Converte menu. CTRL + Shift + C-----------------------Adiciona menu Constraint. CTRL + Alt + Shift + C---------------Ajusta o menu Center (ObData to Center, Center New / Cursor). Shift + D---------------------------------Duplicar. Alt + D-----------------------------------Duplicar linkado (Instancia). E----Edit---------------------------------Extrude. Shift + E---------------------------------Set Keyframe Extrapolation menu (Graph Editor). E-------------------------------------------End frame assign (Timeline window). CTRL + E-----Edit----------------------Edge menu. F----Edit----------------------------------Cria uma face (3 vertices selecionados no mínimo). F---Edit-----------------------------------Cria borda (Edge) (2 vertices selecionados). F-------------------------------------------Ajusta o tamanho da peça. Shift + F----------------------------------Ajusta o "comprimento" da peça (Brush strength). Shift + F--Objet-------------------------Camera Fly mode (camera livre). CTRL + F---Edit-------------------------Faces menu. G--------------------------------------------Mover (Grab). Alt + G-------------------------------------Reseta localização. G--------------------------------------------Grab Marker (Timeline). Alt + G------------------------------------Ungroup (Node window). Alt + Shift + G--------------------------Remove objetos selecionados do grupo. CTRL + G---------------------------------Grupo (Node window). CTRL + G---------------------------------Adiciona objetos selecionados para o grupo. Shift + G----------------------------------Select Grouped menu. H-------------------------------------------Objeto selecionado fica invisível. Alt + H------------------------------------Torna todos os objetos invisíveis visível. H-------------------------------------------Set Keyframe Handle Type menu (Graph Editor/Dope Sheet). CTRL + H--------------------------------Show Handles toggle (Graph Editor). H----Edit---------------------------------Handle free/aligned toggle (Bezier Curves). H-------------------------------------------Invisível/visível (Node window). Shift + H---Edit------------------------Automatic handles (Bezier Curves). Shift + H---------------------------------Torna invisível objetos não-selecionados. CTRL + H--Edit-------------------------Add Hook. I--------------------------------------------Insert Keyframe menu. Alt + I-------------------------------------Apaga Keyframe. CTRL + I----------------------------------Select Inverse. Shift + I-----------------------------------Add IK constraint. CTRL + Alt + I---------------------------Remove IK constraint. CTRL + J----------------------------------Une (liga) objetos selecionados. Alt + J-------------------------------------Converte triangulos selecionados para "quads". K-------------------------------------------Select all Keys sharing same frame (Graph Editor). L-------------------------------------------Make Local menu. L---Edit-----------------------------------Seleciona objetos lincados. CTRL + L--Objet------------------------Make Links menu. Shift + L----------------------------------Select Linked menu. M------------------------------------------Move o objeto para uma outra camada. M-------------------------------------------Add Marker (Timeline). Alt + M---Edit---------------------------Merge menu. CTRL + M--------------------------------Mirror over an axis. N-------------------------------------------Propriedades. CTRL + N----Edit-----------------------Recalculate Roll. CTRL + N---------------------------------Recalculate normals to outside. CTRL + Shift + N-----------------------Recalculate normals to inside. O--------------------------------------------Proportional Editing on/off toggle. O--------------------------------------------Limpa curvas IPO (Graph Editor). Alt + O-----Edit--------------------------Proportional Editing connected toggle. CTRL + O---------------------------------Abrir arquivo. Shift + O----Edit------------------------Proportional Editing Falloff type toggle. Shift + O---------------------------------Sample Keyframes (Graph Editor). P-------------------------------------------Inicia a game engine. P-----Edit---------------------------------Separate. P----Edit----------------------------------Pin vertices (UV/Image Editor). Alt + P-------------------------------------Unpin vertices (UV/Image Editor). P--------------------------------------------Set Preview Range (Graph Editor). Alt + P-------------------------------------Clear Preview Range (Graph Editor). CTRL + P----------------------------------Make Parent. Alt + P-------------------------------------Clear Parent menu. CTRL + Shift + P------------------------Make Parent without Inverse. CTRL + Q---------------------------------Sair do Blender. R--------------------------------------------Girar objeto. Alt + R----Objet--------------------------Limpar rotação. Alt + R---Edit----------------------------Spin. CTRL + R--Edit--------------------------Loop Cut. Shift + R----Edit------------------------Selecionar linha (NURBS). S--------------------------------------------Escalonar objeto. Alt + S------------------------------------ Resetar escala S--------------------------------------------Start frame assign (Timeline window). Shift + S----------------------------------Snap menu. Alt + S----Edit---------------------------Shrink / Fatten with influence. CTRL + Alt + S--------------------------Split Region. T -------------------------------------------Toolbar (barra de ferramentas). Shift + T----------------------------------Set Keyframe Interpolation (Graph Editor). CTRL + T---------------------------------Toggle frames / seconds. CTRL + T----Edit------------------------Tilt (Curves). Alt + T----Edit---------------------------Reset Tilt (Curves). CTRL + T---------------------------------Make Track menu. Alt + T-------------------------------------Clear Track menu. CTRL + T----Edit------------------------Converte as faces selecionadas para triângulos. U--------------------------------------------Make Single User menu. U----Edit-----------------------------------Menu de mapeamento UV. CTRL + U----------------------------------Salva os ajustes do usuário. V--------------------------------------------Object Mode / Vertex Paint Mode toggle. V----Edit-----------------------------------Vector handles (Bezier Curves). CTRL + V----Edit------------------------Vertices menu. W----Edit----------------------------------Specials menu (varies per object). Shift + W---Edit-------------------------Warp. CTRL + S----------------------------------Salvar arquivo. X--------------------------------------------Apagar. X--------------------------------------------Constrain global X axis transform. XX------------------------------------------Constrain local X axis transform. Y--------------------------------------------Constrain global Y axis transform. YY------------------------------------------Constrain local Y axis transform. Y---Edit------------------------------------Dividir (Split) Vertex / Edge / Face. Z---------------------------------------------Constrain global Z axis transform. ZZ-------------------------------------------Constrain local Z axis transform. Z---------------------------------------------Solid / Wireframe toggle. Alt + Z-------------------------------------Solid / Textured toggle. Shift + Z----------------------------------Shaded / Wireframe toggle. CTRL + Z----------------------------------Undo. CTRL + Shift + Z------------------------Redo. NUM 0------------------------------------Visão da câmera ativactive camera view. CTRL + Alt + NUM 0------------------Move camera to current view. NUM .-------------------------------------Frame selected in view. NUM /-------------------------------------Global/Local view toggle. NUM 1-------------------------------------Visão Frontal. NUM 3-------------------------------------Visão lateral. NUM 7-------------------------------------Visão Superior. NUM 5-------------------------------------Muda visão para Perspectiva/Ortográfica. NUM 4/NUM 6--------------------------Gira a visualização da janela para esquerda/direita. NUM 2/NUM 8--------------------------Gira a visualização da janela para cima/baixo. Keyboard #------------------------------Visualizar camadas 1 - 10. Alt + Keyboard #-----------------------Visualizar camadas 11 - 20. ~--------------------------------------------Visualizar todas as camadas. .---------------------------------------------3D Cursor pivot. ,---------------------------------------------Bounding Box Center pivot. CTRL + .-----------------------------------Individual Centers pivot. CTRL + ,----------------------------------Median Point pivot. Alt + .-------------------------------------Active Object pivot. Alt + ,-------------------------------------Move Object Centers only. HOME------------------------------------Enquadra todos os objetos na janela de visualização. Tab----------------------------------------Muda de Object Mode / Edit Mode. CTRL + Tab---Edit---------------------Modo seleção (Select Mode) (Vertices, Edges or Faces). CTRL + Tab---Objet-------------------Object Mode / Weight Paint Mode toggle. CTRL + Tab-----------------------------Object Mode / Weight Paint Mode toggle. CTRL + Spacebar----------------------Manipulator menu. Alt + Spacebar-------------------------Orientation menu. CTRL + LMB drag----------------------Lasso select. Left/Right Arrow-----------------------Incrementar 1 frame. Up/Down Arrow-----------------------Incrementar 10 frames. CTRL + Up/Down Arrows-----------Maximiza a janela de visualização. CTRL + Left/Right Arrows-----------Screen presets toggle. F1-------------------------------------------Abrir arquivo. F2-------------------------------------------Salvar como. F3-------------------------------------------Repeat History menu. F3-------------------------------------------Salvar render. F6------------------------------------------Ajusta para Object Mode. F11------------------------------------------Render window toggle. F12------------------------------------------Render current frame. CTRL + F12-------------------------------Render animation. Shift + F1---------------------------------Load Library. Shift + F2---------------------------------Logic Editor. Shift + F3---------------------------------Node Editor. Shift + F4---------------------------------Console. Shift + F5---------------------------------3D window. Shift + F6---------------------------------Graph Editor. Shift + F7---------------------------------Properties. Shift + F8---------------------------------Video Sequence Editor. Shift + F9---------------------------------Outliner. Shift + F10--------------------------------UV/Image Editor. Shift + F11--------------------------------Text Editor. Shift + F12--------------------------------Dope Sheet.

São tantas as teclas de atalho que podem ter faltado algumas. Por isso, se você sabe de alguma tecla que está faltando na lista, faça um comentário para completar. Até a próxima... FAÇA UM 

COMENTÁRIO MANEIRO


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

6 comentários:

  1. Seria bom se você separasse as teclas de atalho por categoria.
    Exemplo: Atalhos básicos, Edição de curvas, VSE, Modo de pose, Modelagem, etc.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Walter pelas dicas ajudou muito, estou meio perdido com o Blender vc acha que deveria começar com o curso Python ou é opcional?

    ResponderExcluir

Coloque aqui seus comentarios e sugestões. Caso você verifique algum bug no Blender 3d, link quebrado ou erro no curso, avise-nos para que possamos melhorar sempre. Todos que comentarem como ANÔNIMO serão sumariamente excluídos.

Postagens mais visitadas