VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Blender 3d - Partículas

Blender 3d - Partículas

Partículas são formas semelhantes a grãos encontrados na natureza como poeira, luz , etc.

No Blender as partículas abrangem também os cabelos, vegetações e pêlos. A complexidade desse tema é muito grande, visto que os conhecimentos aplicados são enormes, mas nada que não se possa aprender com um pouco de dedicação e paciência.

As partículas podem ser estáticas como os pêlos, cabelos e gramas ou móveis como fumaça, fogo ou raios de luz. Para começar vamos deletar nosso cubo inicial e adicionar uma UVesfera. Com a esfera na 3d view, vamos entrar na janela de partículas. Estando na janela de edição(F9) clique no botão ao dado esquerdo - Object(F7) e depois em Particle buttons.

Blender 3d - Partículas
Na janela Particle System clique em AddNew para adicionar partícula em nossa esfera.

Blender 3d - Partículas
Surgirá uma infinidade de opções. Vamos a elas: Particle System:

PA---Aqui você define o nome do seu sistema de partículas. Emitter---Aqui você escolhe o sistema a ser utilizado que são: Emitter-Para emissão de partículas. Hair-Para cabelos, pelos, pelúcia ou gramados. Ractor-Para física. Amount---Quantidade de partículas. Sta e End---O quadro inicial e final da emissão. Life---Define a vida das partículas em quadros por segundo. Rand---Randomiza a emissão de acordo com o número digitado. Even---Distribui as partículas de acordo com a área do objeto. Faces---Define a emissão pela face, por todo o volume ou pelos vértices. Jittered---Definem a distribuição durante a animação.

Para aplicarmos pelos a nossa esfera vamos escolher a opção Hair e em Amont vamos configurar para 50000. Veja abaixo.

Blender 3d - Partículas
Physics:

Newtonian,Keyed e Boids---O tipo físico utilizado. Object---Velocidade inicial da partícula. Normal---Sua função é semelhante ao object. Tan---Tangencia as partículas. Rot---Rotaciona em relação a tangente. AccX, AccY e AccZ---Servem para definir o eixo da aceleração. Brown---Distorce as partículas.

Aqui nos vamos configurar da seguinte forma. Em Normal altere para 0.080. Em Randon para 0.030. em Em Tan e Rot coloque 0.020 e em Brown coloque 0.050. Ative também o botão RandonParticle System para que haja uma distribuição aleatória.

Blender 3d - Partículas
Visualization:

Point---Mostra como as partículas serão visualizadas. Emitter---Por padrão, as partículas são vistas sem o objeto emissor. Com esse botão ativado, o objeto será visto. Unborn---Permite mostrar as partículas antes mesmo de serem geradas. Died---As partículas continuam mesmo após o fim da animação. Col---Aplica a cor de Shading às partículas.

Nessa janela vamos ativar apenas os botões Emitter e Unborn.

Blender 3d - Partículas
Veja como ficou a nossa esfera com um render.

Blender 3d - Partículas
Colocando material: Vamos colocar um material em nossa esfera peluda. Para isso vá em Material Buttons e coloque uma cor qualquer. Depois altere o Alfa---A para zero(0). Ative a opção Ztransp no painel Link and Pipeline para suavisar um pouco os pelos. Clique em Strands e uma janela se abrirá. Configure da seguinte forma:

Blender 3d - Partículas

Start:6.00 Shape:-0.800
Adicione uma textura do tipo Blend. Na aba color, configure o degradê da textura de Branco para transparente.

Blender 3d - Partículas
Em Map Imput, ative Stand e em Map to, desative Col e marque Alpha. Veja o resultado abaixo.

Blender 3d - Partículas
Cabelo humano: Utilizando outra esfera, vamos colocar pelos simulando cabelos humanos. Selecione as faces que devem receber cabelos. Antes não esqueça de ativar o Occlude backgrond geometry.

Blender 3d - Partículas
Na janela Editing--Link and Materials, no painel Vertex Groups, clique em New e coloque um nome para esse grupo de vértices que foi selecionado. De a ele o nome de cabelos. Clique em Assign para completar a operação.

Blender 3d - Partículas
Vá para Object--Particle Buttons e adicione uma partícula do tipo Hair. Em Amont coloque 30000 e na janela Extras, em Vertex group escolha o grupo que criamos no modo Density.

Blender 3d - Partículas
Agora ative o Emitter e B-Spline no painel Visualization. Configure o Physics da forma como abaixo. Veja que o Global effects não foi mexido.

Blender 3d - Partículas
Por isso o resultado final está como na imagem abaixo. Para configurar a direção do cabelo, altere os parâmetros do Global effects. Faça vários testes com estas configurações.

Blender 3d - Partículas
Patículas dinâmicas: Agora vamos passar para as partículas que variam de posição e intencidade no decorrer do tempo. Elimine o cubo inicial e adicione um círculo. Em Particle System escolha a opção Emitter e configure da seguinte forma:
 
Clique na imagem para ampliar.

Blender 3d - Partículas
Agora tecle Alt + A para ver a animação.

Blender 3d - Partículas
Interação: Existem várias maneiras de se criar interação das partículas com objetos, provocando grandes efeitos. Em visão superior adicone um plano, suba e escaloneie o mesmo para que fique como a imagem abaixo. Tecle Alt + A e você verá que as partículas estão passando pelo plano.

Blender 3d - Partículas
Para que o plano se transforme em uma barreira para as partículas, estando com ele selecionado, entre em Phisics Buttons e acione Collision.

Blender 3d - Partículas
Agora tecle Alt + A novamente e sua animação deverá estar assim. Agora o plano está impedindo a passagem das partículas.

Blender 3d - Partículas
Outras opções de interação estão em Physics Buttons - Fields. Veja todas as opções disponíveis e suas funções de interação. Para usa-las você deve selecionar uma superfície refletora e testar as opções. Vamos trabalhar com uma delas.

Blender 3d - Partículas
Na mesma cena vamos adicionar mais um plano. Em visão lateral, rotacione o plano em 90 graus e coloque na posição mais ou menos como na imagem abaixo.

Blender 3d - Partículas
Com este plano selecionado escolha em Fields a opção Wind para criarmos um sopro de vento interagindo com as partículas. Altere somente o Strength para mais ou menos uns 3.000.

Blender 3d - Partículas
Selecione o nosso emissor de partículas e tecle Alt + A para ver o efeito. Agora, além do plano superior impedir sua passagem, existe um sopro de vento levando as partículas para outro lado. Faça testes com as outra opções de Fields.

Blender 3d - Partículas
Soft Body: Outra ferramenta de interação muito útil. Vamos criar uma outra cena. Delete o cubo inicial e adicione um plano, rotacionando-o para visão frontal. Acerte para que fique parecido com uma cortina. Depois subdivida-o com W--Subdivide Mult--8 vezes.

Blender 3d - Partículas
Aplique um Face Cut Loop (Ctrl R) no meio teclando em Num2 para que fique como na imagen abaixo. Selecione as faces do centro, menos a superior.

Blender 3d - Partículas
Delete estas faces. Selecione todas as faces com A e vá em Editing--Link and Materials para criar um grupo de vértices. Ele se chamara cortina. Aproveite para alterar o campo Weight para zero(0). Assign para confirmar. No painel Mode escolha Weight Paint e nossa cortina ficará azul. Na janela Paint, no campo Weight, digite 1. Verifique se Opacity também está configurado em 1. Pinte a parte superior da cortina. Esta parte não será afetado por estar com peso 1.

Blender 3d - Partículas
Agora vá em Object--Physic Buttons--Soft Body. Em Use Goal coloque cortina.

Blender 3d - Partículas
Para fazer nossa cortina se mexer, vamos adicionar o mesmo efeito Wind em um plano. Este será o nosso vento. Porém, tome muito cuidado nas configurações de Strength. Veja que foi colocado um parâmetro mínimo de 0.070. Em Noise coloque 0.090 para dar um efeito interessante.

Blender 3d - Partículas
Agora é só clicar Alt + A e ver o efeito conseguido.

Blender 3d - Partículas
Lembrando que você pode melhorar bastante a aparéncia da cortina através do Subsurf e do Set Smoot. Procure testar todas essa funcionalidades que são muito úteis para efeitos diversos.


Atalhos para decorar Shift+Seta para a direita---Ir para o último frame. Shift+Seta para a esquerda---Ir para o primeiro frame. 0---Visão de câmera. 1---Visão frontal. 3---Visão lateral. 7---Visão superior. 5---Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica. Ctrl+1 ou 3 ou 7---Inverte as respectivas visões. X---Linha vermelha (eixo X). Y---Linha verde (eixo Y). Z---Linha azul (eixo Z).


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seus comentarios e sugestões. Caso você verifique algum bug no Blender 3d, link quebrado ou erro no curso, avise-nos para que possamos melhorar sempre. Todos que comentarem como ANÔNIMO serão sumariamente excluídos.

Postagens mais visitadas