Armature - Weight Paint
Mas antes, como o assunto em questão é o Armature, veja um vídeo que mostra como configurar o Spline IK.
Spline IK é uma restrição que alinha uma cadeia de ossos ao longo de uma curva.
Aproveitando a facilidade e flexibilidade de alcançar formas esteticamente agradáveis oferecidos por curvas e da previsibilidade e controle bem integrados oferecidos por ossos, Spline IK é uma ferramenta valiosa na caixa de ferramentas do riggers. É particularmente adequado para peças que exijam aparelhamento flexível do corpo, como caudas, tentáculos e espinhas, bem como itens inorgânicos, como cordas.
Veja o vídeo abaixo.
Bem. Vamos continuar.
Em vez de selecionar vértices,o Blender tem um método de pintura que seleciona e atribui vértices para um grupo automaticamente ligando-os a um osso da armadura.
O método de pintura prevê um peso graduada a ser dada aos vértices que dita quanta influência o osso da armadura terá sobre a deformação da malha.
Configure uma nova cena com as mesmas características do método da página anterior.
Selecione o dedo no Modo de Objeto e nas propriedades, adicione um modificador Armature. Não se esqueça de entrar com Armature no 'objeto' do painel.
Selecione a armadura e entre Pose Mode.
Entre na janela de propriedades - Botão Data Object - guia Exibir 'Nomes' para exibir os nomes dos ossos. Eles devem ser 'Bone' e 'Bone.001' como antes.
Selecione Bone.001.
Selecione o dedo em objet mode, vá para o cabeçalho da janela 3D e mude do modo de objeto para o modo de Weight Paint.
O dedo agora exibe uma cor azul.
Azul indica que nenhum vértice foi selecionado.
No painel do lado esquerdo da janela arraste o Strenght (Força) para acima de 0.800.
Estamos prestes a pintar sobre a malha do dedo selecionando vértices e, definindo a força para um valor alto, estamos dizendo ao Blender que os vértices selecionados devem ser rigorosamente controlados pelo Bone.001.
Lembre-se que havia um Bone.001 selecionado quando clicamos no dedo.
No Modo de pintura Weight o cursor na janela 3D tem a forma de um círculo anexado.
O tamanho do círculo é o tamanho da ferramenta de pintura. Isto pode ser
alterado no painel à esquerda(Radius).
Queremos que a parte superior do dedo seja deformado por Bone.001.
Clique, segure e arraste o círculo cursor sobre a parte superior do dedo. A parte do dedo será pintada de vermelho. Vermelho indica um controle rigoroso. Alterando a 'força' mudamos o valor do controle força e isso irá mostrar alguma outra cor.
Pinte apenas a parte superior da superfície da malha. Você tem que virar a malha e pintar a parte de trás.
Estando com a parte superior do dedo pintado, note que na Janela Propriedades -botão dados Object -Vertex guia Grupo Vertex, um grupo foi criado e chamado de Bone.001.
Volte para objet mode, selecionando a armadura Bone.001 em Pose Mode e rotacione o mesmo para mover a parte superior do dedo.
Importante observar que, estas técnicas vistas nestas duas páginas são muito importantes e devem ser estudadas com afinco. Através destas técnicas você poderá consertar qualquer alteração na malha quando estiver criando ligações de Armatures automáticos.
E estas ligações de Armature automático nós veremos na próxima página. Até lá...
bom dia estou com um problema e gostaria de ajuda se possivel, quando seleciono o modo de pintura de peso o meu modelo fica todo preto e não com a cor azul e vermelho como deve ser, por vavor me ajudem!
ResponderExcluirGreat friend article, valuable tips that will help my Blog's growth a lot ... I loved it! I would like to invite you to Look at our New Post on Detox caps funciona if you have time to spare :) ... best blog I've ever seen done with Blogger
ResponderExcluir