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Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
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Armature - Weight Paint

Armature - Weight Paint

Vamos dar uma sequencia na página anterior com um outro método de seleção de vértices que é o Weight Paint.

Mas antes, como o assunto em questão é o Armature, veja um vídeo que mostra como configurar o Spline IK. Spline IK é uma restrição que alinha uma cadeia de ossos ao longo de uma curva. 

Aproveitando a facilidade e flexibilidade de alcançar formas esteticamente agradáveis oferecidos por curvas e da previsibilidade e controle bem integrados oferecidos por ossos, Spline IK é uma ferramenta valiosa na caixa de ferramentas do riggers. É particularmente adequado para peças que exijam aparelhamento flexível do corpo, como caudas, tentáculos e espinhas, bem como itens inorgânicos, como cordas. Veja o vídeo abaixo.

 

A restrição Spline IK não é estritamente um método Cinemática Inversa, mas sim um método de Cinemática Forward. No entanto, ele ainda compartilha algumas características da restrição IK, como operar em múltiplos ossos e serem avaliados após todas as outras restrições terem sido avaliadas. 

Bem. Vamos continuar. Em vez de selecionar vértices,o Blender tem um método de pintura que seleciona e atribui vértices para um grupo automaticamente ligando-os a um osso da armadura. O método de pintura prevê um peso graduada a ser dada aos vértices que dita quanta influência o osso da armadura terá sobre a deformação da malha.

Configure uma nova cena com as mesmas características do método da página anterior. Selecione o dedo no Modo de Objeto e nas propriedades, adicione um modificador Armature. Não se esqueça de entrar com Armature no 'objeto' do painel. Selecione a armadura e entre Pose Mode. Entre na janela de propriedades - Botão Data Object - guia Exibir 'Nomes' para exibir os nomes dos ossos. Eles devem ser 'Bone' e 'Bone.001' como antes. Selecione Bone.001. Selecione o dedo em objet mode, vá para o cabeçalho da janela 3D e mude do modo de objeto para o modo de Weight Paint.

Armature - Weight Paint
O dedo agora exibe uma cor azul. Azul indica que nenhum vértice foi selecionado. No painel do lado esquerdo da janela arraste o Strenght (Força) para acima de 0.800.

Armature - Weight Paint
Estamos prestes a pintar sobre a malha do dedo selecionando vértices e, definindo a força para um valor alto, estamos dizendo ao Blender que os vértices selecionados devem ser rigorosamente controlados pelo Bone.001. Lembre-se que havia um Bone.001 selecionado quando clicamos no dedo. No Modo de pintura Weight o cursor na janela 3D tem a forma de um círculo anexado.

O tamanho do círculo é o tamanho da ferramenta de pintura. Isto pode ser alterado no painel à esquerda(Radius). Queremos que a parte superior do dedo seja deformado por Bone.001. Clique, segure e arraste o círculo cursor sobre a parte superior do dedo. A parte do dedo será pintada de vermelho. Vermelho indica um controle rigoroso. Alterando a 'força' mudamos o valor do controle força e isso irá mostrar alguma outra cor. Pinte apenas a parte superior da superfície da malha. Você tem que virar a malha e pintar a parte de trás.

Armature - Weight Paint
Estando com a parte superior do dedo pintado, note que na Janela Propriedades -botão dados Object -Vertex guia Grupo Vertex, um grupo foi criado e chamado de Bone.001. Volte para objet mode, selecionando a armadura Bone.001 em Pose Mode e rotacione o mesmo para mover a parte superior do dedo.

Armature - Weight Paint
Importante observar que, estas técnicas vistas nestas duas páginas são muito importantes e devem ser estudadas com afinco. Através destas técnicas você poderá consertar qualquer alteração na malha quando estiver criando ligações de Armatures automáticos.

E estas ligações de Armature automático nós veremos na próxima página. Até lá...

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2 comentários:

  1. bom dia estou com um problema e gostaria de ajuda se possivel, quando seleciono o modo de pintura de peso o meu modelo fica todo preto e não com a cor azul e vermelho como deve ser, por vavor me ajudem!

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