VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Blender 3d - Texturas

Blender 3d - Texturas

Mudar a cor e algumas propriedades de um material de base é bom, mas o verdadeiro poder de matérias processuais está no acréscimo de texturas.

Não há muitas coisas no mundo real que são totalmente planos na cor. Dos poros em uma casca de laranja para a superfície aproximada do concreto para o grão de madeira, a maioria das superfícies têm algum tipo de padrão.

Nesta seção, vamos melhorar o material que fizemos adicionando um padrão de textura. Quando esta textura é feita, vamos alterar as propriedades de modo que ela não afete apenas a cor do material, mas também a qualidade da superfície de modo que a textura parece ser irregular.

Vá até a aba Texture que fica ao lado de Material. Existe uma lista de faixas de textura mas é provável que esteja vazio porque nós não fizemos nenhuma textura ainda. Com o texto selecionado clique no botão Novo. Uma textura de nuvens(Clouds) deve ser imediatamente aplicada ao seu material.

Blender 3d - Texturas
Dê um render e você verá que a textura foi efectivamente aplicada ao material de cor roxa.

Blender 3d - Texturas
Neste ponto, você pode escolher uma textura diferente partir do drop-down list.

Blender 3d - Texturas
Mais uma vez, torne a ver os resultados de qualquer alteração que você fez. O blender 3d utiliza a cor roxa ou púrpura como padrão mas isso pode ser mudado. No guia Textura, e na área de influência, clique no retângulo roxo para alterar a cor para algo mais adequado.

Blender 3d - Texturas
Como alternativa, ainda na área de influência, a mudança das propriedades do material afetam bastante a textura. Por exemplo, ativando Normal Geometria criamos relevos de textura na superfície do material.

Há uma barra deslizante que afeta a intensidade destes choques. Utilizando Materiais múltiplos em uma malha: Uma das coisas mais complicadas de fazer é misturar materiais em uma única malha. Se você der a malha um material (por exemplo, amarelo), indo para o modo de edição e selecionando algumas faces, e em seguida, adicionando um material vermelho, toda a malha mudará para vermelho, e não apenas as faces que você escolheu.

Toda vez que você selecionar faces e alterar o material, as mudanças serão para a malha inteira. A razão é que para uma malha ter materiais separados, ela deve primeiro ser dividida em ilhas separadas. Comece com o cubo padrão. Vá até a aba Material. Faça um novo material (ou use um existente). Faça um material amarelo, e altere sua cor difusa para corresponder. Clique no sinal de + pequeno à direita da lista de material para criar o slot novo ou duplicar o selecionado.

Blender 3d - Texturas
Clique em New para criar um novo material.

Blender 3d - Texturas
Agora deve haver dois materiais em slot, um amarelo e outro cinza com o nome de Material. Mude este nome para Vermelho e mude a cor Diffuse para vermelho também.

Blender 3d - Texturas
Agora vá em modo de edição e selecione algumas faces do cubo. Verifique se o slot do material com o material vermelho é selecionada, e clique no botão Assign. As faces selecionadas devem agora ter o material vermelho.

Blender 3d - Texturas
Ao adicionar slots novos e adicionando novos materiais a essas vagas, e em seguida, atribuindo-lhes para diferentes faces de seu objeto, você poderá separar os materiais processuais para diferentes áreas de sua malha.

Shaders Ramp: Além de ter controle sobre Diffuse e Specular existe ainda o controle nos dois casos de Shaders Ramp para integrar sombreamento de cor ao longo de um superfície. O shader Ramp produz efeitos muito sutis de mistura de cor, mas deve ser usado em conjunto com iluminação e posicionamento da lâmpada.

Blender 3d - Texturas
Faça experiências com todas as configurações e você terá uma infinidade de misturas interessantes. 

Transparência: Para fazer um objeto transparente vá para a janela Propriedades - botão de Material, Tranparency. Clique na seta ao lado para abrir e acione a caixinha Transparency.

Blender 3d - Texturas
Faça testes com Alpha e Fresnel para conhecer os efeitos de transparencia que você pode obter. 

Mirror: Outro efeito que podemos obter nos materias é o Mirror ou simplesmente espelhamento do objeto. Faça testes com os parâmetros de Mirror.

Blender 3d - Texturas
Em Reflectivity você vai aumentar ou diminuir o grau de reflectividade do objeto, e, aliando isso aos parâmetros de Fresnel, cor de reflecção e Blend, você terá uma outra infinidade de configurações, podendo criar efeitos realistas e impresionantes. Até aqui nós vimos possibilidades referentes ao material em modo Surface.

Blender 3d - Texturas
Vamos testar outras possibilidades. Uma delas é Wire que nos leva a um finalização em forma de arestas, isto é, como se o objeto fosse feito de arame.

Blender 3d - Texturas
O terceiro modo é o de Volume.

Blender 3d - Texturas
Veja que aqui existem algumas configurações. O último é o efeito Halo. Aqui os vértices são exibidos como pontos de luz que se parecem com anéis, linhas ou estrelas ou uma combinação.

Blender 3d - Texturas
Note que são muitas as configurações e controles, dando-nos uma infinidade de efeitos interessantes. As conbinações das opções presentes aqui, são quase infinitas. Vale a pena testar cada opção. Veja abaixo alguns efeitos produzidos pelo halo:

Blender 3d - Texturas
Vertex Paint: Além de adicionar materiais a um objeto, tal como descrito acima, o Blender também oferece a ferramenta Paint Vertex que permite que você pinte manualmente um material sobre a a superfície de um objeto. Você pinta alterando a janela 3D a partir do modo de objeto para o modo de Pintura Vertex. Com um novo objeto adicionado à Janela 3D, pressione o botão Material - Janela de propriedades. No guia Opções marque Vertex Color Paint.

Blender 3d - Texturas
Como o Paint Vertex sugere, o processo envolve pintura de vértices. O Cubo padrão na janela 3D só tem oito vértices, portanto, não oferece muito espaço para uma demonstração. Apague o Cubo e adicione uma esfera UV. A Esfera UV padrão tem 32 segmentos e 16 anéis que fornece uma vertex em cada ponto de intersecção. Agora mude a janela 3D para o 'Modo de pintura Vertex.

Blender 3d - Texturas
No modo Vertex Pintura a Esfera UV se parece com um disco branco e seu Cursor 3D é alterado para um círculo laranja.

Blender 3d - Texturas
O painel de ferramenta à esquerda da janela exibe uma guia de escova aberto.

Blender 3d - Texturas
É na guia da escova que você tem um seletor de cores para selecionar a cor da pintura com uma barra na parte inferior mostrando a cor que que você selecionou. Imediatamente abaixo da barra de cor são duas barras. 'Radius' que controla o tamanho do Brush (O Cursor 3D circular) e 'Strength' ou força que controla a quantidade de cor aplicada na pintura

Outra forma de controlar o tamanho do pincel é pressionar a letra F, clicar e segurar o LMB arrastando o cursor para uma distância do centro do círculo Brush. Depois clique LMB quando acabar.

Vou deixar que você descubra a função dos guias todos da prateleira ferramenta, exceto para o guia da ferramenta. Aqui você seleciona a ferramenta específica para o Paint Vertex e tem um menu drop-down para selecionar a ação do Brush. A ação padrão é 'Mix'.

Blender 3d - Texturas
Lembre-se que a apesar da Esfera UV estar sendo exibida como um disco, ela continua sendo uma esfera 3D. Você pode exibir os segmentos e anéis e, portanto, os vértices e faces da esfera ativando a "Máscara de Seleção de Face" no cabeçalho da janela 3D.

Blender 3d - Texturas
Com isso você pode dar um pan para girar o objeto e pintar as superfícies escondidas.

Blender 3d - Texturas
FAÇA UM COMENTÁRIO MANEIRO


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

Um comentário:

Coloque aqui seus comentarios e sugestões. Caso você verifique algum bug no Blender 3d, link quebrado ou erro no curso, avise-nos para que possamos melhorar sempre. Todos que comentarem como ANÔNIMO serão sumariamente excluídos.

Postagens mais visitadas