VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Blender 3d - Armatures e Bones

Blender 3d - Armatures e Bones

Entramos numa área incrível, mas ao mesmo tempo bastante complexa. Por isso você deve prestar toda a atenção possível.

O que são Armatures: Armatures são cadeias cinemáticas usadas em computação gráfica para simular os movimentos de personagens virtuais. São como esqueletos articulados que permitem montagens de poses e animações. Ela é feita de uma série de ossos conectados entre si via parentesco ou restrições. A Armature se comporta como qualquer tipo de objeto na 3d view. A diferença básica está no fato dela possuir três modos:
 
Objet mode---------Edit mode----------Pose mode

Para entrar em modo de Pose você precisa estar em modo de objeto e o atalho é Ctrl + Tab. Tipos de Armature no Blender:

Blender 3d - Armatures e Bones
Através da janela Armature você pode escolher entre algumas opções que são:
 
Octahedron

Blender 3d - Armatures e Bones

Stick

Blender 3d - Armatures e Bones

B-Bone

Blender 3d - Armatures e Bones

Envelope

Blender 3d - Armatures e Bones
O Envelope é uma funcionalidade, pois permite a deformação de todos os vértices dentro de um campo de proximidade do osso. Outras configurações da janela Armature são:

 
Axes---Muito útil para quando você quer saber aonde está. Names---Com esse botão ativado você pode ver os nomes dos ossos.

Armature Bones:

Blender 3d - Armatures e Bones
Bo---Renomeia o bone. child of (filho de)---Permite a você escolher qual osso será parente desse osso. Caso sim, vai haver um pequeno botão chamado co que significa conectado. Segm---Ele irá cortar o osso em outros pedaços, mostrando como se fosse uma cadeia de ossos. Dist---Área de infloência do osso. Weight (peso)---Isto dá a liberdade de você dizer se um determinado osso vai trabalhar mais do que o outro. Hinge---Isso diz ao osso para ficar sem movimentos em uma cadeia. Deform---Permite que você diga se quer que o osso se deforme.

Na maior parte das vezes, ele esta ativado. Mult---Aqui você pode usar um grupo de vértices para deformar a geometria. Hide---Esconde o osso. Bom para esconder ossos inúteis. Subdivisão: Você pode subdividor um osso bastando seleciona-lo em edit mode e teclar W. Veja as opções.

Blender 3d - Armatures e Bones
Partes do Armature: O Armature se divide em três partes distintas.
 
Tip (Ponta) ---A parte mais fina do Armature. Root (Raiz) ---A parte mais grossa ou o local onde o osso inicia. Body (Corpo)---O corpo do Armature.

Blender 3d - Armatures e Bones
Clicando com o botão direito do mouse em Tip ou Root, você seleciona um ou outro e clicando em Body você seleciona o osso inteiro.

O atalho L seleciona uma cadeia de ossos conectados abaixo do ponteiro do mouse e o atalho P seleciona o osso parente dos ossos selecionados. Com o atalho E você extruda o osso a partir de Tip ou Root. Segurando Ctrl e clicando com o botão esquerdo do mouse em algum lugar da 3d view você também consegue fazer uma extrusão para o local que você clicou. Shift + D duplica o osso inteiro e X deleta o mesmo.

Montagem Básica do Armature: Coloque o cubo inicial em visão frontal (1) e escoloneie em Z como na imagem abaixo. Em edit mode faça um corte (Ctrl + R) no meio do cubo.

Blender 3d - Armatures e Bones
Selecione todos os vértices e volte para objet mode. Clique na base do cubo com o botão esquerdo para levar o cursor à esse ponto.

Blender 3d - Armatures e Bones
Veja em outras visualizações se o cursor está centralizado no cubo e adicione um Armature. Para visualizar o osso dentro do cubo clique em X-Ray na janela Armature. Isso vai criar uma espécie de Raio X no cubo.

Blender 3d - Armatures e Bones
Acerte a ponta no meio do cubo e em edit mode faça uma extrusão do armature acertando na parte de cima do mesmo. Veja.

Blender 3d - Armatures e Bones
Volte para objet mode, selecione o cubo e abra o modificador Armature. Nele você vai escrever em Ob: Armature e em VGroup: Cube.

Blender 3d - Armatures e Bones
Entre com o cubo em edit mode e na janela Links and Materials>Vertex groups, clique em New e escreva o nome do Armature de baixo, isto é, Bone. Clique em Assign para completar. Para testar clique em Select e desel. Isso irá selecionar e descelecionar os vértices correspondentes ao Armature Bone.

Blender 3d - Armatures e Bones
Tenha muito cuidado na hora de escrever os nomes dos ossos nessa fase. Qualquer erro e seu trabalho não irá funcionar. Agora com os atalhos A e B selecione os vértices do meio para cima e dando New, escreva o nome do segundo osso na caixa finalizando com Assign.

Se você não mudou o nome do osso deve ser: Bone.001. Faça outro teste com Select e Desl. Volte para objet mode, selecione os Bones e entre em Pose mode. Para entrar em modo de Pose, estando com o Armature selecionado e em objet mode, clique Ctrl + Tab ou na caixa de Mode.

Blender 3d - Armatures e Bones
Selecione um dos bones e com o atalho R, tente rotaciona-lo. Se tudo correr a contento, seu cubo deverá se mover junto com os ossos. Rotacione o outro para testar.

Blender 3d - Armatures e Bones
Veja no Render como ficou o cubo depois de deformado com os ossos.

Blender 3d - Armatures e Bones
Nas próximas aulas entraremos mais a fundo nessa área, mostrando configurações mais avançadas para uma animação de personagens.
 
Vamos trabalhar com os Armatures em nosso Homem Biscoito. Clique abaixo para entrar.

Atalhos para decorar F6---Menu Texture Buttons. Shift+F6---Janela IPO Curve Editor. F7---Painel Object. Shift+F7---Janela Buttons. F8---Menu World Buttons (Mundo). Shift+F8---Janela Video Sequence Editor. F9---Painel Editing. Shift+F9---Janela Outliner. F10---Painel Scene. Shift+F10---Janela UV image editor. F11---Mostrar imagem renderizada.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

Um comentário:

Coloque aqui seus comentarios e sugestões. Caso você verifique algum bug no Blender 3d, link quebrado ou erro no curso, avise-nos para que possamos melhorar sempre. Todos que comentarem como ANÔNIMO serão sumariamente excluídos.

Postagens mais visitadas