VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
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Interface do Blender 3d

Interface do Blender 3d

O Blender é uma suite de criação 3d multiplataforma com diversos recursos. Ele permite também a criação de cenas e objetos interativos através de seu game engine. O Blender é um software livre, lançado sob a GNU GPL e mantido pela Fundação Blender. A partir de agora você irá entrar nesse mundo que é o Blender 3d.

O Blender é multiplataforma, e portanto, está disponível para diversos sistemas operacionais. Oficialmente, ele está disponível para os sistemas: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ.

O Blender é um programa que está em constante evolução. Contudo, o Blender já pode ser comparado, em alguns aspectos, com programas high-end comerciais, tais como 3ds Max, CINEMA 4D, LightWave, Maya, Rhino3D, Autodesk Softimage e ZBrush, onde tem algumas vantagens sobre eles, como também algumas desvantagens.

É bom lembrar que estamos ministrando esse curso com o Blender 2.49b por ser esse o mais profissional de todos. A interface do Blender 3d parece ser aparentemente complicada, mas isso é apenas aparência.

É muito incomum, mas é feita para alta performance em produção de gráficos 3D. Isto pode ser complexo para um usuário novato, mas provará sua força ao longo do tempo. Uma vez que você compreende como trabalhar de maneira certa no Blender, você verá como é fácil trabalhar de forma rápida e produtiva.

  Interface do Blender 3d
Quando abrimos o blender encontramos algo como a figura acima. Ele está dividido em três janelas:

USER PREFERENCES----em vermelho.
3D VIEW-----------------em verde.
BUTTONS-WINDOW-----em branco.

Você pode personalizar essa organização através da subdivisão da área de trabalho.
A User preferences mostra as opções referentes ao trabalho, como: abrir, salvar, editar, etc., que na verdade existem em quase todos os softwares do mercado.

Logo abaixo vem a 3d view que é o local da elaboração dos projetos.
Mais a baixo fica a Buttons-window onde temos todas as opções de edição, textura, material, animações, efeitos, renderização, etc. É formado por vários botões, cada um com a sua função específica.

Cada uma dessas janelas tem um menu que pode estar no topo ou na base. Esse menu permite que você tenha acessos inerentes a janela em questão.
Veja o menu da 3d view em verde e o menu da buttons-window em amarelo.

Interface do Blender 3d Cada uma dessa janelas pode se tranformar em outras através do acesso ao atalho no canto esquerdo que você vê em vermelho. Clique com o botão esquedo do mouse sobre o botão de atalho e aparecerá o menu window type onde você poderá escolher que janela abrir. Abra outras janelas apenas como teste e depois volte para a janela inicial.

Os tipos de janelas e suas funcionalidades são: 
 
*Scripts window - Interface do usuário para os scripst criados em Python que estendem no Blender.
*File Browser - para armazenamento e recuperação, principalmente para arquivos .blend.
*Image Browser - procura por imagens no seu computador, exibidas em MiniAturas.
*Node Editor - processa/realça imagens e materiais.
*Buttons Window - os painéis que configura os objetos ajustes/seleciona opções.
*Outliner - ajuda você a encotrar e organizar seus objeots.
*User Preferences - customiza o Blender ao seus estilos.
*Text Editor - mantén notas e documentação do seu projeto, e escreve scripts em Python.
*Audio Window - exibe arquivos de áudio e relaciona aos frames.
*Time Line - pula para diferentes tempos (frames) de animação.
*Video Sequence Editor - monta as sequencias de vídeo.
*UV/Image Editor - edita e pinta retratos.
*NLA Editor - controla tiras não linear de animações.
*Action Editor - combina ações individuais em seqüências de ação.
*Ipo Curve Editor - faz os objetos se movimentarem.
*3D View - vista 3D de sua cena.

Agora perInterface do Blender 3dceba que em cada janela existem bordas que subdividem a área de trabalho. Pairando o mouse sobre elas veremos uma seta de duas pontas. Se você clicar com o botão esquerdo e arrastar, essa área será redimensionada. Se, com a seta de duas pontas, você clicar com o botão direito, aparecerá o menu de gerenciamento de janelas. Esse menu serve para subdividir nossa área de trabalho, crindo novas janelas. Veja como isso funciona no vídeo abaixo.



User Preferencer:
Essa janela normalmente fica escondida já que contém apenas opções de configuração global. Como esse curso está voltado para a criação de conteúdo em tempo real, somente as janelas verdadeiramente relevantes serão explicadas.

O Blender 3d possui ainda janelas pré configuradas, que você pode escolher através da Join área que fica na janela User Preferences.
Veja em vermelho o botão onde você pode escolher as janelas pré configuradas. Para navegar pelas janelas pré configuradas segure Ctrl e clique nas setas para a esquerda ou direita.

Interface do Blender 3d
Veja também que o blender já abre sua interface com alguns objetos pré-definidas na 3d view. No centro em vermelho a figura de um cubo, à esquerda desse cubo na cor verde uma lâmpada do tipo comum e abaixo dessa lâmpada na cor amarela uma câmera. Sempre que você abrir o blender ele aparecerá dessa forma.

Interface do Blender 3d
No painel de botões temos alguns botões que são os mais usados. São eles:

Edição-------em vermelho--tecla de atalho-F9
Materiais----em amarelo---tecla de atalho-F5
Render------em verde-----tecla de atalho-F10

Interface do Blender 3d

Procure decorar essas teclas de atalho pois elas são muito úteis principalmente para agilizar os trabalhos de modelagem e animação. A área de Render é a única que vamos ver mais adiante por se tratar de uma fase final. Agora você precisa saber apenas que para visualizar o trabalho pronto, isso é, o Render, basta clicar em F12.
CURSOR 3D
Na interface temos um cursor em forma de mira que é o cursor 3d. Sua função é especificar onde teremos a adição de novos objetos e outros parâmetros. Tudo gira em torno da localização do cursor 3d. Para manipula-lo basta clicar em qualquer ponto da área de trabalho com o botão esquerdo que ele irá para esse local. O blender já abre com o cursor 3d no centro da 3d view.

Interface do Blender 3d
Vamos navegar No blender utilizamos tanto o mouse como o teclado. O mouse trabalha da seguinte forma:

Botão esquerdo----Define a posição do cursor 3d bem como quase todo o serviço pesado.
Botão direito-------Seleciona objetos, vértices, arestas e faces.
Essa forma é padronizada e tem que ser decorada. Pratique com o cubo.
Outros atalhos importantes por agora:

ALT + Botão esquerdo-------Rotaciona a 3d view.
ALT + Shift + Botão esquerdo--Translação da 3d view.
CTrl +ALT + Botão esquerdo----Zoom.

Vistas

O Blender oferece três sentido de visão padrão: Lateral (Side), Frontal (Front), em Superior (Top). O Blender usa um sistema coordenado "Cartesiano" direito-angular com linha central Z, que aponta para cima, "Lateral", corresponde a linha central X, na direção negativa, "Parte Traseira" na linha central Y, e "Superior", na linha central Z.

Você consegue vizualisar a 3d view de diferentes formas utilizando o teclado numérico. Veja o esquema e decore.

Interface do Blender 3d
Os parâmetros do teclado numérico mais uzados são:
7------------visão superior.
1------------visão frontal.
3------------visão lateral.
0------------visão de câmera.

Faça vários exercícios utilizando o que já foi aprendido até aqui. Tente decorar todos os movimentos e atalhos que aprendeu.

Salvando

O Blender usa o formato .blend para salvar quase tudo: Objetos, Cenas, texturas e suas configurações de janela. Para salvar um trabalho clique em F2. Uma janela irá abrir. Escreva o nome de seu trabalho e salve em qualquer diretório, sendo que o melhor é salvar no próprio diretório do blender 3d.

Para salvar um trabalho aberto clique em Ctrl W . Para limpar a área de trabalho clique em Ctrl X e o blender volta ao início de uso. Outro lembrete muito importante: Jamais deixe de salvar seus arquivos de tempo em tempo, para não perder o que você já tinha feito. O blender tende a fechar bruscamente, principalmente quando lidamos com arquivos muito pesados.


Dica: A maioria das teclas de atalho afeta a janela que está focalizada, portanto certifique-se de que o cursor do mouse está sobre a área da janela na qual você quer trabalhar antes de usar os atalhos.


Gizmo
O Gizmo ou widget control é aquele conjunto de setas que correspondem aos eixos X, Y, Z. Serve para manipular o objeto na 3d view se este estiver selecionado.

Interface do Blender 3d
Clicando com o botão esquerdo em uma seta você pode arrastar o objeto pelo eixo correspondente. Ele também pode tomar a forma de um círculo para você rotacionar o objeto em suas direções correspondentes. Ou ainda pode redimenionar com o eixo em forma de cubo.

Interface do Blender 3d
Para escolher a forma do Gizmo, selecione o objeto e acesse o menu mostrado abaixo.

Interface do Blender 3d
Cada ícone desse menu tem uma função:

POSIÇÃO----TRIÂNGULO
ROTAÇÃO------CÍRCULO
ESCALA------QUADRADO

Para ativar ou desativar o Gizmo basta clicar no ícone da mãozinha.
Como em todas as aplicações do blender sempre existe uma tecla de atalho, veja os atalhos do controle de Gizmo.

POSIÇÃO--letra G + X, Y ou Z.

Uma das maneira mais rápidas de movimentar um objeto é usar a tecla G incorporando o "Modo de transformação Agarrar / Mover", onde o objeto ou os dados selecionados são movidos de acordo com a posição do ponteiro do mouse. A distância do ponteiro do mouse ao objeto manipulado não tem nenhum efeito.

ROTAÇÃO-letra R + X, Y ou Z.
Pressione R para entrar no modo de transformação "Rotação", onde o objeto ou os dados selecionados são rotacionados de acordo com a posição do ponteiro do mouse. Este modo usa o ângulo do ponto de pivô ao ponteiro do mouse como o ângulo para a rotação.

ESCALA---letra S + X, Y ou Z.
Pressione S e você entrará no modo de transformação de "Escala" onde o objeto ou os dados selecionados são escalados para dentro ou para fora de acordo com a posição do ponteiro do mouse. A escala do objeto/dados aumentará de acordo como o mouse é movido longe do ponto do pivô, a diminuição é quando o ponteiro é movido para ele (dentro). Se o ponteiro do mouse se cruzar do lado original do ponto de pivô ao lado oposto, a escala continuará no sentido negativo, fazendo o objeto/dados parecer lançada. A precisão da escala está determinada pela distância do ponteiro do mouse ao objeto/dados quando a escala é iniciada.


Atalhos para decorar

F1---Abre arquivos. Shift+F1 abre arquivos em parte.
F2---Salva os trabalhos em arquivo Blend.
F3---Salva as imagens(Render).
F4---Painél Logic.
F5---Painel de materiais.
F6---Menu Texture buttons(texturas).
F7---Painel Object buttons.
F8---Menu World buttons(Mundo).
F9---Painel Editing.O Blender sempre inicia com esse painel aberto.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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3 comentários:

  1. valew caras , eu baixei tudo para etudar em casa... tava hà muito procurando algo assim... obrigada de verdade.

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  2. gostei estava precizando dessa aula valeu

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  3. boa velho vlw msm é raro ter bons tutos de blender

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