VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Texturas

Blender 3d - Texturas

Aqui vamos ver como adicionar texturas nos objetos e suas principais configurações. As texturas são aplicadas ao material sempre quando se quer adicionar padrões de comportamento, efeitos fotorrealistas, porosidades, etc.

O Blender usa texturas próprias que são chamadas Texturas Procedurais, e também usa texturas externas em formatos diversos. Para colocar texturas em um objeto você precisa entrar na janela de materiais (F5) e adicionar um material. Só depois você pode adicionar texturas. Veja a janela de texturas abaixo.

  Blender 3d - Texturas
Escolha a textura em None. Abaixo temos as texturas procedurais usadas no Blender. Todas elas estão no formato padrão da iniciação do Blender 3d, isso é, sem nenhuma configuração acionada.

Blender 3d - Texturas

Clouds

Blender 3d - Texturas

Marble

Blender 3d - Texturas

Stucci

Blender 3d - Texturas

Wood

Blender 3d - Texturas

Magic

Blender 3d - Texturas

Blend

Blender 3d - Texturas

Noise

Blender 3d - Texturas

Musgrave

Blender 3d - Texturas

Veronoi

Blender 3d - Texturas

DistortedNoise

Quando a textura é escolhida, abre-se uma série de opções variando conforme a textura selecionada. As opções são tantas que daria um curso a parte. Veja abaixo as opções que se abrem quando eu escolho a textura Stucci.

  Blender 3d - Texturas
Por isso vamos trabalhar com essas configurações de texturas mais adiante de uma forma mais prática. Porém nada impede que você faça testes nas opções das texturas relacionadas acima. Você pode ainda escolher uma ou mais cores Gradiente na aba Colors para personalizar as superfícies das texturas em degradê.

Veja a janela abaixo. Clique em add para adicionar cores e ajeite com o mouse até conseguir a superfície desejada.

  Blender 3d - Texturas
Coordenadas do revestimento da textura: Como se não bastace todas as opções de cada textura, após adicionar a textura ao seu objeto, voltando para Shading>Material Buttons você verá uma janela com três abas distintas. São elas:

 Texture----Map Input----Map To.

Em Texture você tem acesso aos botões de textura que podem ser vários no mesmo objeto.

Blender 3d - Texturas
Na aba Map To você tem a saída definitiva da textura. Veja que o Blender por padrão coloca uma cor lilás como cor da textura. Neste parâmetro você pode definir a cor do mapeamento bem como o refinamento que dará mais realismo à cena.

Blender 3d - Texturas
As opções de Map To são:

Col--Cor padrão do quadro. Nor--É um bup map que afeta as normais do objeto. Csp--A textura interage com a especularidade criando efeito de profundidade. Cmir--A textura interage com a luz refletida. Ref--A textura afeta a reflexão. Spec--A textura afeta a especularidade. Alpha--A textura afeta a transparência. Emit--A textura emite luz. Tlalu--A textura fica translúcida. Displ--Deformação de acordo com a textura.

Com escesão de Col, Csp e Cmir, todos os outros botões permitem inverter suas funções. Quando ativo ao inverso o botão fica amarelo e os efeitos ficam invertidos. Teste esses botões clicando neles duas vezes e vendo os resultados no render. Em Map Input as principais opções são: Flat, Cube, Tuve e Sphe que servem para definir a forma que mais se aproxima do seu objeto. Por padrão o Blender sempre abre essa opção com o Flat acionado. Em Size X, Y e Z você define o tamanho da textura nos eixos correspondentes. Em ofs X, Y e Z você escolhe a posição da textura nos respectivos eixos. Veja abaixo.

  Blender 3d - TexturasTemos ainda as opções UV, Orco, stick, Win, Nor e Refl. UV estudaremos mais adiante. Orco é a opção padrão para mapeamento de texturas. É a coodenada original da sua textura. stick usa uma malha de coordenadas por vértice para a textura. Win é bastante adequado para misturar dois objetos. Nor utiliza a direção do vetor como coordenada sendo muito útil na criação de determinados efeitos que dependem do ângulo de visão. Refl utiliza a direção do vetor de reflexão como coordenada. Muito útil para adicionar mapas de reflexão.

Atalhos para decorar A---Selecionar e descelecionar. B---Caixa de seleção. B B---Bolinha de seleção. C---Centralizar nas coordenadas do cursor. D---Modos de visualização. E---Extrude. F---Fazer faces. G---Mover objeto selecionado. H---Esconde seleção. I---Inserir Key Frame para animação. L---Se a malha estiver parcialmente selecionada, L seleciona o resto.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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