VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Materiais

Blender 3d - Materiais

Agora vamos aprender como adicionar materiais e tentaremos fazer isso de uma maneira prática. Vamos primeiro conhecer a janela de materiais (F5).

Blender 3d - Materiais
Parece complicado mas com um pouco de estudo as coisas vão ficando mais fáceis. A primeira janelinha é a janela Preview. Veja abaixo.

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Nessa janela são geradas as modificações para que você tenha uma noção clara do material a ser aplicado. A Preview pode ser:

 
Plana, Esférica, Cúbica, Monkey, Pêlo e Esfera com fundo.

Escolha aquela que mais se adaptar ao serviço que você está fazendo. Outra janela é a Materiais. Veja abaixo.

Blender 3d - Materiais
Na janela de Materiais você pode editar cores com 3 características básicas:

 
Col--------Cor principal do material. Spe-------Cor das reflexões. Mir-------Cor dos espelhamentos.
Note que na mesma janela é possível selecionar algumas opções: VCol Light e VCol Paint--Define recursos para mapeamento UV. Tex Face---Retira a cor do material deixando apenas a textura. Shadeless---O material torna-se chapado sem sombras. No Mist---Sem a neblina que pode ser aplicada aos cenários. Env---Define canal alpha 0, ou seja, o material fica 100% transparente. A---De alpha, define o grau de transparência do objeto. Vamos agora para a janela Link and Pipeline.

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Nela nós temos o Hallo que define uma série de efeitos luminosos do material, simulando efeitos de brilhos diversos. Temos também o ZTransp que faz com que o material não influa a renderização do raytrancing. Full Osa--Aplica o Antialinsing no máximo evitando o serrilhamento da mesh. Wire--Renderiza o objeto em modo de arame ou wireframe. Strands--Define propriedades da partículas. Radio--Define radiosidade ao objeto. OnlyCast--Renderiza somente a sombra do objeto. Traceable--Define que material será processado e renderizado no objeto final. Shadbuf--Define que objeto emitirá sombras. Agora vamos para a janela Shaders, Mirror Transp e SSS. O blender sempre abre inicialmente no Mirror Transp mas vamos conhecer primeiro o Shaders. Clique em Shaders e aparecerá a janela abaixo.

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Aqui você encontra configurações de Espelhamento e tranparência. As principais configurações são:
Ref-----------Reflexão. Spec------------Especular Hard

Chega de teoria. Vamos à prática.
Elimine o cubo inicial e adicione um plano e uma esfera como na figura abaixo. Dê um Subsurf na esfera e depois um Set Smoot. Isso você já aprendeu.

Blender 3d - Materiais
Agora coloque uma cor principal qualquer através da janela Materiais. Eu coloquei um vermelho. Com a esfera selecionada entre na janela Shaders e mude as configurações de Ref, Spec e Hard de acordo com a figura abaixo.

Para mudar esses números você pode pegar o botão deslizante ou clique onde está escrito Spec, por exemplo, e digite os novos números. Os últimos zeros não precisam ser digitados. Veja que ao mudar as configurações de Ref, Spec e Hard você mudo o tipo de brilho e reflexo. Faça os exercícios abaixo e tente outros para procurar entender como as cores reagem à esse controles. Não se esqueça que para renderisar basta clicar F12.

Blender 3d - Materiais

Clique na imagem para ampliar.

Outras configurações:
Crie novo piso e esfera ou trabalhe com a esfera que você ja tem configurando da seguinte forma:

Blender 3d - Materiais
Pratique bastante essas configurações. Procure entender cada efeito, cada controle. Não passe para outra fase sem entender todo o processo.

Agora vamos ao Mirror Transp. Nele você encontra dois botões principais que são o Ray Mirror e o Ray Transp. As configurações desses botões são muito usadas para a criação de efeitos metálicos e de vidros.

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Vamos criar um efeito para ver como funciona. Um efeito simples de chão. Faça o piso e a esfera como nos exemplos anteriores, mas dessa vez deixe a esfera como está e selecione o piso. Coloque uma cor qualquer. Clique em Ray Mirror e configure da seguinte forma:

 
Ray Mir: 0.30 Fresnel: 1.50 Fac: 1.50 Gloss: 0.850

Veja como ficou dando um Render.

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Agora vamos fazer um material de vidro na esfera. Selecione a esfera e coloque qualquer cor. Vá em Ray Transp e configure da seguinte forma:

 
Lor-1.52 Fresnel-5 Fac-2 Gloss-1-(Já deve estar). Depth-7

Agora em Ray Mirror configure assim:
Ray Mir-0.50 Fresnel-3

Vá em Shaders e em Cook Torr coloque da seguinte forma:
Spec-1.330 Hard-475

Por último ative Trachado e desative Bias. Pronto. Seu render deverá estar como abaixo.

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Adicionando outros materiais. O Blender colocou parte de suas configurações de material no painel Editing. Veja em Link and Materiais.

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Podemos testar com o cubo inicial. Entre em modo edit e selecione apenas uma face do cubo. Em Link and Materiais Clique em New em vermelho e depois no quadradinho em branco para escolher um novo material. Feitas todas as configurações de material de um Assign e volte para Objet mod para ver como ficou. Você vai perceber que apenas a face selecionada recebeu o material escolhido.

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Halo: Clique em Halo e depois em Shaders para abrir suas configurações.

Blender 3d - Materiais
As opções para Halo são:

Halo Size---Define a potência do efeito. Hard---Define se ele vai ser chapado ou desfocado. Add---Define o brilho dis efeitos.

Tipos de Halo:
Flare---Imita projeções de fogo. Rings---Reproduz anéis de luz. Lines---Reproduz linhas de luz. Star---Reproduz o brilho de uma estrela. Halo Tex---Reproduz luz em dispersão. Halo Pun---Reproduz luz cambiante. X-Alpha---Cria luzes semi-tranparentes. Shaded---Cria luz com contorno. Soft---Cria luz branca.

Treine bastante tudo que foi descrito nessa página. Isso vai facilitar o desenvolvimento nas lições seguintes.

Começando do zero. Clique no botão abaixo para entrar.
 
Atalhos para decorar Ctrl+Q---Sair do Blender3d. Ctrl+W---Salva modificações em arquivos blend. Ctrl+X---Elimina tudo que está na 3d view criando um novo arquivo. Ctrl+Z---Desfaz trabalhos recentes. Ctrl+Y---Refaz trabalhos recentes. F12---Renderiza a cena. 0---Visão de câmera. 1---Visão frontal.Ctrl+1---Visão traseira. 3---Visão lateral.Ctrl+3---Visão lateral pelo outro lado. 7---Visão superior.Ctrl+7---Visão por baixo. 5---Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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