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Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
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Blender 3d - Iluminação

Blender 3d - Iluminação

A iluminação de uma cena é essencial, pois ela define o realismo, a atmosfera e a qualidade da visualização do render. Para adicionar lâmpadas, estando em objet mode pressione a barra de espaço e escolha a lâmpada. Existem 5 tipos diferentes que tem características diferentes. É possível adicionar várias lâmpadas à cena, inclusive lâmpadas diferentes.

Para entrar na janela de lâmpadas você deve selecionar a mesma, ir para a janela de materiais (F5) e clicar em Lamp Buttons. Veja abaixo.

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As configuraçõesbásicas são:

LA--O nome da lâmpada. Dist--O raio de iluminação da lâmpada. Sphere--Zera a iluminação além de determinado ponto. Lamp Falloff--A intensidade decai com a distância. Energy--Configura a energia de emissão da lâmpada. RGB--Definem a cor da luz. Ray Shadow--Usa Ray tracing para a lâmpada. Only Shadow--Renderiza somente a sombra. Texture and input--Adiciona textura à lâmpada.

Vamos criar uma cena simples para entendermos o funcionamento de cada lâmpada. Elimine o cubo inicial e adicione um Plano.

Blender 3d - Iluminação
Em edit mode, vá em Meshtools e subdivida esse plano duas vezes. Agora aplique um extrude (E) no parâmetro Individual Faces e suba como na imagem abaixo. Perceba que mudamos o tipo de extruzão para construirmos um objeto diferente.

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Agora clique em W e Bevel acertando como na imagem abaixo.

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Clique em A para diselecionar e em B para selecionar alguns quadrados superiores. De mais um Extrude>Region, Clique em A duas vezes, vá para objet mode e de um Subsurf para ter algo parecido com a imagem abaixo.

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Pronto. Já temos uma cena rústica para visualizarmos os efeitos de iluminação.

Lamp: Lâmpada incandescente comum. É a iluminação padrão do Blender. A medida que os objetos da cena são afastados dela, a intensidade luminosa diminui.

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Se não mexermos nas configurações do painel acima a iluminação ficará desse jeito no render.

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Altere as coordenadas da janela Lamp para ver como você pode modificar as configurações dessa lâmpada.

Area: Essa é com certesa a pior lâmpada para se configurar. Para executar bons trabalhos, é preciso ter um bom conhecimento de iluminação, pois ela cria atmosferas chapadas e lúgubres, além de exigir muito do processador. Seu formato é de um quadrado com uma linha tracejada que define a direção da luz. Essa direção pode ser rotacionada para atender suas espectativas.

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Mais uma vez, se não mexermos nas configurações acima teremos um resultado como esse de baixo. Altere as coordenadas para sentir o funcionamento dessa lâmpada.

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Spot: Reproduz a luz muito utilizada em Shows, teatros e eventos. É uma luz volumétrica e a que possui a maior quantidade de opções de controle.

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Na janela Shadow and Spot temos as seguintes configurações:

 
SpotSi--Controle de abertura do Spot. SpotBi--Controle do enevoamento das bordas da luz emitida. Halolnt--Quando você habilita o botão Halo em materiais (F5), essa opção regula a intensidade de luz volumétrica. Square--Define que a projeção da luz será quadrada.
Ray Shado--Habilita a geração de sombras por ray tracing. Buf Shado--Desabilita o ray tracing e o botão Ray Shado, criando novas funções que são:

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Shadow Buffe-Size--Define a quantidade de sombra. Box, Tent e Gauss--São filtros para geração de sombras. Classical--Define a expansão de luz. Samples--Suaviza as bordas. Halo step--Cria luz volumétrica em passos diferentes. Bias--Outro suavizador de sombras. Soft--Define o tamanho da área sombreada. Clip Start e Clip End--Definem a projeção da sombra. Sample Buffers--Configura mais qualidade no render.

Obs.: Todas as vezes que você da mais qualidade as sombras você define um trabalho mais pesado e um render mais demorado.

Veja abaixo um render da luz Spot sem configurações. Treine essas opções acima para entender cada ferramenta.

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Sun: Luz que imita a emissão da luz solar e é bastante fácil de ser utilizada e controlada. Ela produz uma luz intensa e sombras densas e chapadas. Muito utilizada em cenários externos. Veja abaixo que suas configurações são muito simples.

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Aqui temos uma cena de Sun padrão. Tente mudar alguns parâmetros como teste.

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Hemi: Essa iluminação é muito interessante quando se quer criar cenas limpas, sem sombras projetadas, como é o caso de Logotipos, por exemplo. Ela é uma iluminação bastante uniforme simulando a luz vinda de um hemisfério.

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Não contém muitas configurações a serem feitas, por isso, o que você está vendo abaixo é praticamente o conteúdo dessa lâmpada. Mesmo assim, tente mudar as configurações em Energy e em Dist para snetir as poucas diferenças.

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Existe no Blender outras formas de criar efeitos de iluminação sem o uso de lâmpadas, mas isso nós veremos mais adiante.

Atalhos para decorar O---Ativa a opção Fallof. P---em Edit mode separa malha selecionada. P---Em objet mode Roda GameEngine. R---Rotação. S---Escala. V---Entrar em modo Vertex Paint. W---Em edit mode é um menu de edição de malha. W---Em objet mode é um menu com opções de Boolean. Z---Alterna entre Solid e Wireframe. X---O mesmo que Delete. TAB---Alterna entre Edit mode e Objet mode.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

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2 comentários:

  1. Não sei se iso é um elogio, mas mesmo assim, assine nosso feed no popup que aparece logo no início e receba atualizações e novidades por e-mail.

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