VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Blender 3d - Rigging avançado

 Blender 3d - Rigging avançado

É importante frisar que o seu boneco já pode ser animado a partir do momento em que você parenteou a malha com os bones.

É claro que para isto você vai tar que trabalhar com os Armatures separadamente, o que dificulta bastante. O que estamos fazendo agora são controladores que podem ajudar em uma animação mais elaborada.

Vamos colocar agora, um controlador para a rotação das mãos e dos pés. Vamos começar com os pés. Estando em visão lateral e em pose mode, selecione o bone que representa o pé. Mude o nome. Veja abaixo. Eu coloquei Pe exq.

Blender 3d - Rigging avançado

Segurando Shift selecione também o controlador. Entre em Add Constrant e escolha Copy Rotation. Em OB: digite Armature. Vai aparecer uma outra caixa (BO) Aqui você vai digitar o nome do seu bone (Pe exq). Pronto. O controlador deverá ficar como na imagem abaixo e agora você poderá rotacionar o pé com o mesmo controlador das pernas.

Blender 3d - Rigging avançado

Faça o mesmo com o Pé direito.

Vamos fazer o mesmo com as mãos. Selecione o bone que representa a mão e mude o nome para mao exq. Depois, segurando Shift, selecione o controlador e escolha Copy Rotation em Add Constrant. Em OB: digite Armature e em BO: digite o nome do bone da mão. Veja abaixo.

Blender 3d - Rigging avançado

Faça o mesmo com a mão direita.

Vamos agora colocar um controlador para o corpo todo. Em visão lateral e em edit mode, faça uma extruzão na ponta do osso que divide a parte de baixo e a parte de cima do corpo. No inicio o processo é o mesmo.

Selecione o bone, clique no vazio em Armature Bone--child of, mas não vá para pose mode.
Hoje em dia, nem sempre os filhos seguem e obedecem seus pais, mas no parentesco do blender 3d, os filhos sempre obedecem os pais e são selecionados primeiro. Lembre-se disso. Selecione o bone responsavel pela parte de cima do corpo que é o osso logo acima deste que fizemos.

Blender 3d - Rigging avançado

Segurando a tecla Shift, selecione o controlador e clique em Ctrl + P. Escolha Keep offset.

Blender 3d - Rigging avançado

Repita o mesmo procedimento no bone responsável pela parte de baixo do corpo. Lembre-se que o filho obedece o pai.

Blender 3d - Rigging avançado

Agora selecione o seu controlador e você verá que ele controla todo o corpo. Porém, parece que as mão e pés estão agarrados no mesmo lugar. Como resolver esse problema?

Blender 3d - Rigging avançado

Entre em edit mode e selecione o bone responsável pela mão. Segurando Shift, selecione também o bone responsável pelo corpo. Tecle Ctrl + P ------Keep Offset.

Blender 3d - Rigging avançado

Faça isso com todos os outros bones das mãos e dos pés.Pronto. Agora podemos carregar nosso boneco com apenas um bone.

Controladores para os joelhos. Vamos criar dois controladores, um para cada joelho. Entre em edit mode e, estando em visão lateral, coloque o cursor um pouco para fora do boneco e adicione um bone. Coloque este bone posicionado bem na frente do joelho esquerdo. Em visão frontal, duplique o bone e posicione-o em frente o joelho direito. Veja abaixo.

Blender 3d - Rigging avançado

Mude os nomes dos bones para joelho e e joelho d respectivamente. Agora selecione o bone da coxa esquerda e clique em Add Constraint escolhendo IK Solver. Em OB: digite Armature e em BO: joelho e. Quando isso acontecer o seu boneco vai ficar todo torto. Vá em Chain Len e digite o número 1. Isso vai fazer o boneco voltar a posição normal e significa que o bone só irá controlar o osso da coxa.

Blender 3d - Rigging avançado

Faça o mesmo com o bone do joelho direito. Pronto. Seu boneco está pronto para fazer várias poses e ser animado. Se quiser você pode criar um controlador para os cotovelos com o mesmo procedimento dos joelhos.

Blender 3d - Rigging avançado

Faça vários testes com seu boneco e mande os resultados para a nossa comunidade.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

Postagens mais visitadas