VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

Aprenda modelagem e animação no melhor software 3d GRÁTIS do mundo: Blender 3d. Inscreva-se em nossa comunidade e receba muitas informações e atualizações deixando seu e-mail no link abaixo:
http://www.35.idmkt5.com/w/9ege8UAe115yl59cLe3da725b2

Modelagem básica

Modelagem básica

Aqui vamos dar início ao mundo das modelagens no blender 3d. Primeiramente abra o seu blender. Em seguida delete o cubo inicial. Isso você já sabe fazer. Divida a 3d view em duas partes. O lado esquerdo deixe em visão superior (7). O lado direito deixe em visão de câmera (0). Agora vamos adicionar um objeto em cena que será um plano. Aumente o tamanho desse plano até ficar parecido com a imagem abaixo.

Modelagem básica
Adicione outro objeto à cena. Dessa vez um cubo. Coloque-o em uma posição adequada por cima do plano. O plano nesse caso está servindo de chão para a cena. Depois clique em TAB. Isso fará com que o cubo vá para o modo de edição. Veja como está na figura abaixo.

  Modelagem básica
Agora vamos deselecionar os vértices do cubo clicando na letra A. Segure a tecla shift e selecione os vértices superiores com o botão direito. Para selecionar vários vértices você pode fazer como foi dito acima, ou clicar na letra B e depois envolver os vértices em um retângulo com o botão esquerdo.

Modelagem básica
Depois que os vértices superiores estiverem selecionados, clique na letra S para escalona-lo para dentro como na figura abaixo.

Modelagem básica
Extrude: A ferramenta mais importante para trabalharmos com mesh é o Extrude. Ela é uma ferramenta simples, direta e de fácil uso. Vamos conhecer o parâmetro da extrusão. Veja que os vértices continuam selecionados. Se você clicar na letra E, irá aparecer uma pequena janela para que você escolha que tipo de estrude vai fazer. Escolha region.

Você verá que foi criado uma cópia dos vértices selecionados, que já estão alinhados no eixo perpendicular. Suba um pouco e finalize clicando com o botão esquerdo. Na janela da esquerda, mude a visão para frontal (1) e clique na letra R para efetuar uma pequena rotação nos vértices selecionados. Veja como deve ficar.

Modelagem básica
Agora dê outro estrude, outra rotação. Mais um estrude e finalize com um ligeiro escalonamento para dentro como na figura abaixo.

  Modelagem básica
Perceba que esses parâmetros de estrusão, rotação e escalonamento estão presentes na maioria das modelagens do blender 3d, e devem ser decoradas a tal ponto que você seja capaz de executar de olhos fechados. Duplicatas Para duplicar o objeto coloque-o em objet mode e de um Shift + D. Clique em Esc para que ele fique no mesmo lugar do objeto anterior e mova-o para onde você quiser. Veja abaixo.

  Modelagem básica
Duplicata do tipo instância A duplicata do tipo instância é uma duplicata vinculada, isto é, uma duplicata que, ao trabalhar no objeto, o outro objeto também obedece os comandos. Para isso clique em ALT + D e faça como esplicado acima em duplicatas. Aparentemente parece a mesma coisa, porém, experimente fazer uma estruzão na ponta de um dos objetos e o outro vai acompanhar todo o movimento.

Modelagem básica
Adição de um novo vértice Agora elimine a duplicata e fique apenas com o objeto inicial. Coloque-o em edit mode e clique na letra Z. O objeto ficou em visão de arame. Se você clicar em Z novamente ele volta para a visão original. Essa operação é muito útil quando se está trabalhando em um projeto muito grande e pesado pois ele elimina o peso dando mais flexibilidade ao trabalho.

Modelagem básica
Clique em Ctrl + R. Aproxime o mouse de algum ponto do objeto e clique com o botão esquerdo. Você verá que um novo vértice foi criado. Agora mova colocando na posição desejada e clique novamente para fixar o vértice criado. Clique em R para escalona-lo um pouco. Veja abaixo como ficou.

Modelagem básica
Modificador Subsurf Esse modificador é muito útil em todos os tipos de modelagem, principalmente as modelagens orgânicas que veremos em breve.

Modelagem básica
Em objet mode clique no botão Add Modifier e escolha Subsurf. Quando você clica em subsurf algo acontece com o objeto selecionado anteriormente. O subsurf modifica a malha por subdivisão dando uma forma mais lisa a mesma. Esperimente os controles do Subsurf. Veja os resultados e tire suas conclusões. Veja abaixo o resultado.

Modelagem básica
Agora de você passar para edit mode verá que o aramado original ainda está no mesmo lugar. Faça alguns acertos usando S, R e G. Veja os resultados obtidos.


Set smooth Para dar um aspecto mais liso à malha podemos usar também a ferramenta Set smooth que fica na mesma janela de botões de edição.

Modelagem básica
Sempre com o objeto selecionado, clique em Set Smooth e veja o resultado que deverá ser como na imagem abaixo. Agora clique em Set Solid e veja que o objeto volta a forma anterior.

 
Exercício Aproveitando tudo que foi aprendido até aqui, faça como exercício uma composição com outros objetos. Mova, mecha, rotacione, escaloneie, enfim, exercite o que foi explicado até agora o máximo possível, e se tiver dúvidas, pergunte sempre.

Renderizando: A câmera: A câmera é o objeto que usamos como ponto de vista para as renderizações e você pode gira-la e posiciona-la como quizer, para dar o enquadramento necessário à cena. Se você deseja que a câmera se posicione para enquadrar sua visão atual basta teclar Ctrl + Alt + NumPad 0. Outro ponto importante é que no Blender qualquer objeto pode ser a câmera, bastando selecionar o mesmo e teclar Ctrl + NomPad 0. Depois de criada a sua cena vamos ver o resultado. Para isso entre na janela F10 e clique em Render, ou F12.

Salvando a imagem renderizada: Sua imagem foi renderizada e você quer salva-la. No Menu File existe a opção Save image ou você pode clicar em F3 que é a tecla de atalho. Mesmo fechando o seu render você pode salva-lo como imagem, pois o Blender memoriza sempre o último render feito.

 
Atalhos para decorar Shift+F2---Exporta como arquivo DXF. F10---Painel Scene. F11---Mostra a imagem renderizada. A---Seleciona e desceleciona em obj mode e em edit mode. B---Caixa de seleção.B duas vezes---Bolinha de seleção. C---Centraliza a 3d view nas coordenadas do cursor. D---Modos de visualização na 3d view. E---Extrude. Só em edit mode. F---Fazer face. Só em edit mode. G---Move os objetos selecionados. R---Rotaciona os objetos. S---Escaloneia os objetos(diminui ou almenta o tamanho).


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

Mas se você quer tudo reunido em um só lugar, aqui está a dica de ouro. Baixe agora mesmo o Manual Prático Blender 3d contendo 270 páginas ilustradas com tudo que você precisa saber para se tornar um expert em modelagem e animação 3d.

7 comentários:

  1. Parabéns Ótimo trabalho.

    Poderia até grava um DVD .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kryueel.
    Minha intenção é divulgar o Blender para o maior número de brasileiros possíveis, para que possamos um dia liderar nesta área.
    A idéia do DVD é boa...

    ResponderExcluir
  3. todos os tutoriais são muito legais e me ajudaram muito com o blender 3d!!!

    muito obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu Blog, está me ajudando muito, obrigado, e continue assim!

    ResponderExcluir

Coloque aqui seus comentarios e sugestões. Caso você verifique algum bug no Blender 3d, link quebrado ou erro no curso, avise-nos para que possamos melhorar sempre. Todos que comentarem como ANÔNIMO serão sumariamente excluídos.

Postagens mais visitadas