VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Animação básica

Blender 3d - Animação básica

A animação no Blender 3d não é muito complicada, porém se você não fizer as coisas de uma forma ordenada, dificilmente irá conseguir um resultado satisfatório.

O grande conceito e talvês o mais importante é o de KeyFrame (quadro-chave). O que são Frames? São quadros de um filme ou de uma animação. O Blender trabalha a partir desse princípio de frames.

Para criarmos uma animação devemos criar vários frames que fazendo uma sequência lógica nos dá a impressão de movimento.

O que são Key frames? São chaves que ligam o início e o fim de uma sequência de frames. Esse é um termo utilizado por todos os profissionais e em todos os programas de animação, sejam eles 2d ou 3d. Os quadros-chave trabalham da seguinte forma: Entre a ação propriamente dita existem no mínimo dois Keyframers. Um no início e outro no final. Para inserir um Key frame você deve clicar na letra i. Um menu será aberto e você poderá escolher várias opções.

As principais são:
 
Loc----Anima a localização. Rot----Anima a rotação. Scale----Anima a escala. LocRotScale----Anima tudo ao mesmo tempo.

Você pode animar objetos de cena, câmera, lâmpadas, texturas, etc. dependendo de onde você posiciona o ponteiro do mouse. Animação simples com o cubo: Coloque a 3d view em visão de câmera e veja ao lado do nome entre parênteses, um número (1). Esse é o primeiro frame. O Blender sempre inicia no frame 1.

Blender 3d - Animação básica
Utilize as teclas com as setas para mudar de frame. Para a direita ou esquerda você avança ou retrocede de frame en frame. Para cima ou para baixo você avança ou retrocede de 10 em 10 frames. Pratique.

Blender 3d - Animação básica
Volte Para o frame 1 e coloque o seu cubo na posição como indicado abaixo. Eu movimentei no eixo X.

Blender 3d - Animação básica
Clique na letra i e adicione um Keyframe do tipo Loc. Observe que o nome do objeto ficou amarelo indicando que o Key frame foi bem sucedido. Agora avance para o frame 50 com as setas do teclado e mova o cubo no eixo X para frente, como na imagem abaixo.

Blender 3d - Animação básica
Clique novamente em i para criar um outro Keyframe. Pronto. Você acaba de criar sua primeira animação.Clique em ALT+A para ver sua animação na 3d view. Para parar sua animação na 3d view clique em Esc. Veja que a animação acontece entre os framers 1 e 50, porém, o Blender estende essa animação até o frame 250. Isso porque quando iniciamos o Blender ele está configurado para renderizar 250 framers e não 50. Para mudar essa configuração vá em Scene (F10) e mude o End da janela Anim para 50. Agora de um ALT+A e você verá sua animação começando em 1 e terminando em 50.

Blender 3d - Animação básica

Veja o resultado de sua animação abaixo.

Você pode ainda, animar objetos que já foram animados com outros tipos de animação como cores, texturas, alpha, etc. Volte para o frame 1 na mesma animação. Entre em materiais(F5) e coloque uma cor no cubo. Animação de materiais: Com o cursor do mouse dentro da janela de materiais clique em i. Você verá outras opções. Clique em AllColor.

Blender 3d - Animação básica Vá até o frame 50 e mude a cor criando um outro Key frame dentro de materiais. Agora anime com ALT+A e você verá além da animação acima, uma passagem gradual de uma cor para outra. As principais opções são:

 
RGB---Animação de mudança de cor. Alpha---Animação de mudança de transparência. HaloSize---Animação de brilho do Halo. AllColor---Animação de mudança de cor. Ofset---Movimento de texturas sobre um objeto. Size---Movimeto de tamanho de textura. All Mapping---Ativa todos os ajustes anteriores.

Animação de luzes: Em F5 selecione uma lâmpada e com o ponteiro do mouse dentro da janela clique em I para ter as seguintes opções de animação de luzes:
RGB---Animação da cor la luz. Energy---Animação da poténcia luminosa. SpotLight---Animação do ângulo de foco fo spot. Offset---Animação de movimento de textura sobre a lâmpada. Size---Animação de tamanho de textura sobre a lâmpada.

Animação de World: Ainda em F5 clique em World Buttons para ter acesso as seguintes opções de animação:

Zenit RGB---A cor do zenit (topo da tela do fundo) pode ser variada continuamente. Muito bom para simular o nascer e o por do sol. Horizon RGB---A cor da base da tela de fundo pode variar continuamente. Mist---Cenas com névoas podem ser animadas para variar intencidade, altura, cor, etc. Stars---Estrelas podem mover-se. Offset---As texturas aplicadas em World podem se movimentar. Size---As texturas aplicadas em World podem mudar de tamanho.


Atalhos para decorar Ctrl+T---Transforma faces quadradas em triangulares. Ctrl+U---Preferencias do usuário. Ctrl+V---Funções especiais de vértices. Ctrl+W---Salvar em cima do arquivo salvo. Ctrl+X---Novo arquivo. Ctrl+Y---Refazer. Ctrl+Z---Desfazer. Ctrl+TAB---Modo Weight Paint(objet mode). Ctrl+TAB---Modos de seleção(edit mode). Ctrl+espaço---Modos de manipulação. Ctrl+seta para a dir. e esq.---Navegar pelas janelas pré-definidas.


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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