Blender 3d - Modelando um homem biscoito
Está na hora de praticar.
E para isso nada melhor do que o famoso homem biscoito para treinarmos nossas habilidades em modelagem e animação. E como eu sou chocólatra vou fazer meu biscoito sabor chocolate.
Primeiro vamos colocar nosso cubo inicial em visão frontal (1). Logo em seguida entre em edit mode e subdivida-o apenas uma vez. Utilizando as teclas
A e B, selecione um dos lados como na imagem abaixo.
Delete estes vértices ficando apenas com um lado do cubo. Selecione os vértices restantes com A e entre em
Modifiers e acione a ferramenta
Mirror. O mirror atua como um espelho e pode ser configurado para os três eixos. Normalmente ele vem configurado para atuar no eixo X. Se estiver assim você não precisa fazer mais nada.
Quando você aciona o Mirror aparece um espelhamento colado no objeto inicial. Veja abaixo.
Selecione o conjunto de vértices da parte superior a direita e estrude duas vezes para criar os braços como na imagem abaixo. Veja que o outro lado acompanha o movimento.
Faça o mesmo com as pernas estrudando e movendo para criar uma abertura.
Selecione com A, entre em objet mode e aplique definitivamente o modificador Mirror através do botão
Apply. Volte para edit mode e você verá que o lado espelhado ganhou vértices. Veja abaixo.
Agora é muito importante que o cursor 3d esteja no mesmo lugar original, isto é, no centro. Coloque a modelagem em visão superior(7) e adicione um outro cubo. Vá para visão frontal e acerte o cubo como na imagem abaixo. Veja que ele não foi encostado no boneco. Está com uma parte um pouco abaixo.
Selecione todos os vértices com A.Veja que os dois objetos se comportam como se fosse apenas um. Isso porque adicionamos o segundo cubo quando o primeiro estava em edit mode. Vamos usar agora um novo modificador. O
Subsurf. Configure o
Levels do Sbsurf com 2.
Vamos edita-lo agora em visão lateral(3). Coloque-o nessa posição e
diminua no eixo Y até que fique como na imagem abaixo.
Volte para objet mode e tecle
ALT + C. Vai aparecer um caixa com duas oções. Clique em
Mesh(Delete original). Volte para edit mode e você verá que o nosso biscoito ganhou os vértices do modificador Subsurf, que desapareceu da janela de edição. Selecione tudo com A coloque um material qualquer no biscoito.
Nessa etapa você pode aplicar um Set Smoot. Depois estando em visão frontal (1) coloque o cursor 3d no centro da cabeça como na imagem abaixo. Verifique se realmente está no centro em visão lateral (3).
Adicione uma
UVsphere com um número de
16 segmentos e diminua com S para que fique como acima. Em visão lateral diminua no eixo Y e mova um pouco para fora para criar o olho.
Utilizando a janela Link and Materials coloque uma cor negra para o olho. Agora em visão frontal novamente, mova seu olho para o lado direito e teclando
Shift + D + Esc, mova o outro olho para o local apropriado.
Vamos agora fazer a boca. Para isso, em visão frontal coloque o cursor 3d no local mostrado acima. Adicione uma outra esfera com os mesmos 16 segmentos e diminua o tamanho.
Agora acerte a esfera em visão lateral um pouco para fora da cabeça. Em visão frontal coloque o cursor no centro da cabeça como na imagem acima. Nesse momento seria bom colocar um material nessa esfera. Eu optei pelo branco.
Vamos usar outras duas ferramentas: Spin e SpinDub. Em Mesh Tools configure Spin para 90 graus e Spin Dub para repetir a esfera 3 vezes.
Ao clicar em
Spin Dub a esfera se repetira 3 vezes por um ângulo de 90 graus em volta do cursor 3d.
Vamos criar uns botões para o corpo. Coloque o cursor 3d um pouco abaixo da cabeça e crie seus botões colocando materias diferentes em cada um.
Vamos criar um piso para o nosso biscoito. Em visão superior adicione um plano e subdivida-o algumas vezes como na imagem abaixo.
Vamos extrudar esse plano configurando para
Individual Faces, e levantando um pouco clique em W e Bevel para criar quinas. Veja abaixo.
Entre em objet mode e coloque um material qualquer. Vamos configurar o piso em Ray mirror da seguinte forma:
Ray Mirror---------0.30 Fresnel--------1.50 Fac----------1.50 Gloss----------0.850
Pronto. Ja temos nosso homem biscoito prontinho para a próxima fase. Salve-o com o nome que quiser e aguarde para trabalharmos nele adiante.