VOCÊ ACABA DE ENTRAR NA CACEMA - CURSO BLENDER 3D

Aqui você vai entrar em contato com o maravilhoso mundo das modelagens e animações em 3d. Você ainda terá a grande vantagem de não gastar nada pelo material, porque o curso é todo feito através do programa Blender 3d. Você só precisa ter o Blender instalado em seu computador e muita força de vontade para aprender.
Todas as lições desse curso são explicadas da forma mais clara possível, porém, se tiver alguma dúvida, você poderá sana-las através de nossa comunidade no Orkut.
Muito obrigado e bons estudos!

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Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Está na hora de praticar.

E para isso nada melhor do que o famoso homem biscoito para treinarmos nossas habilidades em modelagem e animação. E como eu sou chocólatra vou fazer meu biscoito sabor chocolate.
Primeiro vamos colocar nosso cubo inicial em visão frontal (1). Logo em seguida entre em edit mode e subdivida-o apenas uma vez. Utilizando as teclas A e B, selecione um dos lados como na imagem abaixo.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Delete estes vértices ficando apenas com um lado do cubo. Selecione os vértices restantes com A e entre em Modifiers e acione a ferramenta Mirror. O mirror atua como um espelho e pode ser configurado para os três eixos. Normalmente ele vem configurado para atuar no eixo X. Se estiver assim você não precisa fazer mais nada.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Quando você aciona o Mirror aparece um espelhamento colado no objeto inicial. Veja abaixo.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Selecione o conjunto de vértices da parte superior a direita e estrude duas vezes para criar os braços como na imagem abaixo. Veja que o outro lado acompanha o movimento.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Faça o mesmo com as pernas estrudando e movendo para criar uma abertura.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Selecione com A, entre em objet mode e aplique definitivamente o modificador Mirror através do botão Apply. Volte para edit mode e você verá que o lado espelhado ganhou vértices. Veja abaixo.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Agora é muito importante que o cursor 3d esteja no mesmo lugar original, isto é, no centro. Coloque a modelagem em visão superior(7) e adicione um outro cubo. Vá para visão frontal e acerte o cubo como na imagem abaixo. Veja que ele não foi encostado no boneco. Está com uma parte um pouco abaixo.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Selecione todos os vértices com A.Veja que os dois objetos se comportam como se fosse apenas um. Isso porque adicionamos o segundo cubo quando o primeiro estava em edit mode. Vamos usar agora um novo modificador. O Subsurf. Configure o Levels do Sbsurf com 2.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Vamos edita-lo agora em visão lateral(3). Coloque-o nessa posição e diminua no eixo Y até que fique como na imagem abaixo.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Volte para objet mode e tecle ALT + C. Vai aparecer um caixa com duas oções. Clique em Mesh(Delete original). Volte para edit mode e você verá que o nosso biscoito ganhou os vértices do modificador Subsurf, que desapareceu da janela de edição. Selecione tudo com A coloque um material qualquer no biscoito.

Nessa etapa você pode aplicar um Set Smoot. Depois estando em visão frontal (1) coloque o cursor 3d no centro da cabeça como na imagem abaixo. Verifique se realmente está no centro em visão lateral (3).

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Adicione uma UVsphere com um número de 16 segmentos e diminua com S para que fique como acima.   Em visão lateral diminua no eixo Y e mova um pouco para fora  para criar o olho. 

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Utilizando a janela Link and Materials coloque uma cor negra para o olho.  Agora em visão frontal novamente, mova seu olho para o lado direito e teclando Shift + D + Esc, mova o outro olho para o local apropriado.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Vamos agora fazer a boca. Para isso, em visão frontal coloque o cursor 3d no local mostrado acima. Adicione uma outra esfera com os mesmos 16 segmentos e diminua o tamanho.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Agora acerte a esfera em visão lateral um pouco para fora da cabeça. Em visão frontal coloque o cursor no centro da cabeça como na imagem acima. Nesse momento seria bom colocar um material nessa esfera. Eu optei pelo branco.

Vamos usar outras duas ferramentas: Spin e SpinDub. Em Mesh Tools configure Spin para 90 graus e Spin Dub para repetir a esfera 3 vezes.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Ao clicar em Spin Dub a esfera se repetira 3 vezes por um ângulo de 90 graus em volta do cursor 3d.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Vamos criar uns botões para o corpo. Coloque o cursor 3d um pouco abaixo da cabeça e crie seus botões colocando materias diferentes em cada um.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito

Vamos criar um piso para o nosso biscoito. Em visão superior adicione um plano e subdivida-o algumas vezes como na imagem abaixo.

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Vamos extrudar esse plano configurando para Individual Faces, e levantando um pouco clique em W e Bevel para criar quinas. Veja abaixo. 

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Entre em objet mode e coloque um material qualquer. Vamos configurar o piso em Ray mirror da seguinte forma:

Ray Mirror---------0.30 
Fresnel--------1.50 
Fac----------1.50 
Gloss----------0.850

Pronto. Ja temos nosso homem biscoito prontinho para a próxima fase. Salve-o com o nome que quiser e aguarde para trabalharmos nele adiante.

Blender 3d - Modelando um homem biscoito


Como criar animações 3d com o software Blender 3d

Você pode aprender o Blender 3d através de tutoriais em blogs e sites, através de vídeos explicativos e através de fóruns e comunidades diversas.

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