Blender 3d - Modelagem orgânica
Se você quiser começar a modelar diretamente no Sculpt Mode, terá muitas dificuldades. Por isso o ideal é que façamos uma modelagem normal através de estrusões mecânicas e só depois passemos para a modelagem orgânica. Por isso vamos começar com a criação de um personagem qualquer. O nome dele será Bolonha. Faça duas subdivisões no cubo inicial através da janela Mesh Tools.
Nessa mesma janela Clique em To Sphere e de OK. Depois, estando em visão frontal, delete um dos lados da esfera que se formou. Isso tudo já foi aprendido anteriormente.
Agora selecione tudo, volte para objet mode e use o modificador Mirror. Depois faça um Loop(Ctrl+R) e ajuste como na imagem abaixo.
Agora ative o Occlude Background Geometry e delete o vértice que dará início as pernas. Veja abaixo.
Faça o mesmo para os braços.
Em visão frontal, faça um Vertex Loop na área correspondente ao início das pernas e extrude no eixo Z até o joelho. Acerte a malha com os comandos A e B. Faça outra extruzão para terminar a perna.
Acerte novamente e modele os braços da mesma forma que as pernas. Feche a mão com S+0.
Neste ponto perceba que acabamos de esquecer o fechamento dos pés. Feche com Extrude+Esc+S+0.
Estamos prontos para Aplicar o Mirror definitivamente. Para isso entre em Objet mode e Clique em Apply no modificador Mirror. Ao voltar para edit mode você verá sua malha completa. Porém os pés precisam de um Loop em cada uma para que fiquem retas.
Vamos entrar agora na parte relacionada com esta página do curso: A Modelagem Orgânica. Entre em Sculpt mode, clique em Sculpt e você terá uma janela como na imagem abaixo.
As principais opções são:
Diminua o tamanho das ferramentas e aumente suas potencias até encontrar uma posição agradável. Infelizmente, por ser uma técnica totalmente intuitiva, não existe um padrão para o aprendizado de modelagem orgânica, cabendo ao modelador criar seu próprio estilo e se adaptar as ferramentas com a maior precisão possível.
Veja abaixo que a ferramenta de modelagem orgânica é muito útil e proporciona maior prazer para quem está trabalhando nela.
As possibilidades de criação são incrivelmente maiores quando se tem um perfeito domínio sobre essa ferramenta. Portanto, pratique muito.
Atalhos para decorar Alt + botão esquerdo---Rotaciona tudo. Ctrl + R---Corte com novos vértices(edit mode). C---Fecha a curva bezier. Chift + P---Render imperativo. Alt + H---Exibe seleção. Alt + C---Mesh-Deleta original(objet mode). N---Edit câmera ou objeto(loc. rot. escale. dimensão). Alt+Shift+esquerdo---Move tudo. E+S---Extrude bilateral. Z---Linha azul (eixo Z). |
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